Foto: Acervo da Pastoral da Criança
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) afirmou, recentemente, que nenhuma outra inovação médica do século XX conseguiu evitar tantas mortes, em um período de tempo tão curto e com tão baixo custo, como o soro caseiro. Receita feita com água, sal e açúcar, que previne a desidratação.
A Pastoral da Criança apoiou a primeira campanha do soro caseiro no Brasil e, desde 1983, a mantém, de forma permanente, para orientar as famílias sobre a preparação do soro e como o mesmo deve ser oferecido.
Para evitar que ocorram erros nas quantidades, o que pode até mesmo agravar o caso de desidratação, a Pastoral da Criança oferece a colher-medida, distribuída gratuitamente para as famílias com crianças e gestantes, acompanhadas pela Pastoral da Criança no Brasil e nos demais 11 países em que atua.
Para entendermos melhor sobre a importância do soro caseiro, nossa entrevista é com a Regina Reinaldin, enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
O que é o soro caseiro?
Programa de rádio Viva a Vida
1319 - Campanha do Soro Caseiro
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Sul
Norte
Soro caseiro nada mais é que uma solução aquosa de açúcar e sal para prevenir a desidratação. A função do soro caseiro, dado por via oral, é repor água e os sais minerais perdidos com o vômito e a diarreia.
Como deve-se dar o soro caseiro?
Os pais devem oferecer o soro sempre em pequenas quantidades, usando para isso uma colher ou um copo. E assim, é possível observar os sinais de melhora na criança. A quantidade feita deve ser tomada em, no máximo, 24 horas. Se for necessário tomar o soro por mais tempo, deve-se preparar uma nova receita por dia.
Qual é a diferença entre o soro caseiro e os pacotinhos de soluções de reidratação oral distribuídos nos postos de saúde e farmácias populares?
A principal diferença é que se você não tem uma colher-medida, a pessoa que prepara o soro caseiro pode errar a quantidade. Para isso deve-se usar uma colher-medida. Já o soro de pacotinho, ele já vem com a medida exata.
Quando ir ao médico?
Se o bebê ou a criança vomitam o soro logo após terem tomado. Elas não estão repondo o líquido que perderam. Assim, é preciso levar ao hospital o mais rápido possível.
Regina Reinaldin - Enfermeira da Pastoral da Criança
Como a Pastoral da Criança continua a sua campanha permanente sobre o Soro Caseiro?
A primeira ação da Pastoral da Criança desde a sua origem, em 1983, foi a divulgação do soro caseiro. É uma ação que continua até hoje. Por isso, podemos dizer que a campanha do soro é uma campanha permanente. A Pastoral da Criança orienta como preparar e dar o soro para as crianças durante as visitas domiciliares, no Dia da Celebração da Vida, no Mutirão em busca das gestantes, nas Rodas de Conversas e em diversas reuniões que a Pastoral da Criança faz com as famílias.
Como obter a colher-medida para preparar o soro caseiro?
Vocês podem procurar na paróquia perto da sua casa para saber quem é líder da Pastoral da Criança e, assim, adquirir a colher-medida.
Leia a entrevista na íntegra: 1319 - Entrevista com Regina Reinaldin - Campanha do Soro Caseiro (.PDF)