Foto: Acervo da Pastoral da Criança
Muitos são os desafios no desenvolvimento integral das crianças, é preciso garantir políticas públicas de qualidade para favorecer o desenvolvimento harmonioso, sadio e digno de todas as crianças.
No Estatuto da Criança e Adolescente já diz que: cuidar da infância é dever de todos! Logo afirma que, além da família, todos somos responsáveis pelo processo de educação de uma criança, ao longo de seu desenvolvimento, é importante entender que o que é vivenciado pela criança interfere na sua relação com a comunidade onde vive, em sua educação e no seu desenvolvimento.
Nenhuma criança aprende e se desenvolve somente a partir dos valores da sua família, pois precisa do apoio de toda a comunidade, uma vez que a comunidade inteira é corresponsável pelo bem-estar e desenvolvimento integral de cada criança. Toda criança precisa ser educada em sua totalidade, dentro do ambiente cultural, nos valores, atitudes e responsabilidades de todos.
Quer saber sobre a participação das famílias e comunidades para o desenvolvimento integral? Acesse o site da pastoral da criança e baixe o App Pastoral + gestante.
Entrevista com: Gineide Castro, especialista em neuroeducação, articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança do município de Arapiraca, estado de Alagoas.
Gineide Castro, especialista em neuroeducação, articuladora do Programa Prefeito Amigo da Criança do município de Arapiraca, estado de Alagoas.
Existe um provérbio africano que diz: “É preciso uma aldeia para se educar uma criança”. Partindo desse provérbio, o que a senhora poderia dizer sobre o papel da comunidade no desenvolvimento de uma criança
Quando a gente pega esse provérbio a gente lembra que a criança não é somente responsabilidade da família, ela é responsabilidade da sociedade, de toda uma comunidade da qual ela faz parte, então, todos são corresponsáveis pela educação, pelo crescimento e desenvolvimento dessa criança. A gente precisa olhar para criança como cidadã de direitos e que todos nós temos a responsabilidade de protegê-la, de preservar essa criança de violência, de negligência e de maus-tratos. Ela é uma cidadã de direitos e o futuro dela é pauta de todos da sociedade.
Qual é o papel da família no desenvolvimento integral de suas crianças?
O papel da família é cuidar e proteger, lembrando que cuidar, proteger e educar são ações indissociáveis. À medida que você cuida, você protege. Então, é importante que a família compreenda que a criança precisa de cuidados integrais e precisa de ter suas necessidades atendidas. É o exemplo de uma criança que está chorando, ela pode estar com alguma necessidade, tipo fome, dor ou sono, mas a necessidade pode ser somente de atenção do colo da mãe, do colo do pai, do colo do adulto cuidador. O olhar integral para a necessidade da criança provê de fato o que ela precisa para o seu pleno desenvolvimento, sempre lembrando que cuidar, educar, proteger são ações que estão interligadas e que são indissociáveis.
Como a rede de apoio comunitária pode colaborar no dia a dia com a família?
Programa de rádio Viva a Vida 1660 - 17/07/2023 - A participação das famílias e comunidades para o desenvolvimento
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Quando a gente trata da rede de apoio comunitária, a gente lembra da primeira questão, que é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Se nós temos uma rede de apoio comunitária, pressupõe dizer que essa rede está atenta a todo esse ambiente de desenvolvimento e crescimento da criança. E é importante que a gente lembre que as comunidades têm suas tradições, têm a sua forma de viver e se comunicar e quando a rede de apoio comunitária funciona a gente tem um ambiente saudável de desenvolvimento de nossas crianças. A rede de apoio comunitária pode estar orientando as famílias, observando nessa comunidade qual é a maior incidência, por exemplo, de doença da primeira infância, ou quais são as maiores dificuldades que as famílias enfrentam aqui e juntas buscarem soluções para melhorar a qualidade de vida das famílias e consequentemente das crianças.
Maria José Martiniano, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado de Alagoas e membro da Equipe Técnica
Entrevista com: Maria José Martiniano, Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança do estado de Alagoas e membro da Equipe Técnica
A Dra. Zilda Arns Neumann dizia que os líderes da Pastoral da Criança têm a tarefa de ajudar a organizar a comunidade para que ela possa caminhar com as próprias pernas. Como é feito concretamente esse trabalho de organização e fortalecimento da comunidade?
Somando esforços e articulando o trabalho em rede com as entidades que lutam em prol das gestantes e crianças, multiplicando o saber, o conhecimento das famílias e toda comunidade; multiplicando a solidariedade e a caridade que fazem parte dessa missão; nas parcerias com universidades; envolvendo toda sociedade, o poder público e privado, através da participação nos conselhos, no controle social, nas políticas públicas, na luta pelos direitos da criança, na educação, saúde e cidadania.
Qual é a importância de ajudar a criar e participar de uma rede de apoio?
Há quase 40 anos a Pastoral da Criança foi criada e até hoje é de grande importância na vida das famílias e dos próprios líderes que participam dessa rede de solidariedade e caridade, na qual todos podem ajudar por meio de ações concretas e mobilização da comunidade na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e com garantia de vida plena para crianças, gestantes e famílias pobres.
Qual é a importância do Aplicativo da Pastoral da Criança como rede de apoio virtual?
O Aplicativo da Pastoral da Criança tem sido rede de apoio virtual para os líderes e famílias, pois, através dessa rede, capacitamos novos líderes, atualizamos os líderes ativos e compartilhamos o mesmo para famílias acompanhadas. É um instrumento básico de comunicação e formação contínua para os líderes e toda sociedade que tem interesses em comuns, desde sua criação tem sido uma rede de apoio valiosa que enriquece o conhecimento dos usuários com conteúdos atualizados. É a nova “CASA ABERTA”.
Leia a entrevista na íntegra
1660 - 17/07/2023 - A participação das famílias e comunidades para o desenvolvimento (.PDF)
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
"Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis."
A Pastoral da Criança criou o app Pastoral da Criança + Gestante para contribuir no acompanhamento e desenvolvimento das crianças e gestantes, auxiliando os líderes voluntários da associação.
Dra. Zilda
“A Pastoral da Criança tem essa missão de ser fermento na massa, para levar esse país para frente, onde todos tenham seus direitos garantidos e cumpram os seus deveres”.
Papa Francisco
“Promover a cultura da família e da vida na sociedade, para que surjam propostas e objetivos úteis às políticas públicas”, bem como “harmonizar e apoiar, uma vez identificadas, as propostas apresentadas, para que o serviço à família seja enriquecido e sustentado em seus aspectos espiritual, pastoral, cultural, jurídico, político, econômico e social”.