Neste mês, tomou posse a primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da sede da Pastoral da Criança, em Curitiba. A equipe é composta por 14 membros, sendo 7 representantes dos trabalhadores e 7 nomeados pela instituição.

Posse Cipa

Primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
da Pastoral da Criança,
no dia da posse (9 de julho de 2014)


“O espaço de trabalho precisa oferecer segurança e conforto para os trabalhadores. A participação dos funcionários da coordenação nacional na prevenção de acidentes no local de trabalho propicia adequações à legislação e, ao mesmo tempo, garante que as pessoas possam trabalhar com mais confiança”
, afirma Clóvis Boufleur, gestor de Relações Institucionais e presidente da Cipa.

A eleição foi realizada no dia 9 de junho, de acordo com a NR 5 (norma regulamentadora) – aprovada pela Portaria nº 8, de 24 de fevereiro de 1999, baixada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O mandato é de um ano.
 

O que a Cipa faz

A Cipa tem por objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, zelando pela saúde do trabalhador. Antes da posse, os integrantes da Comissão receberam um treinamento que incluía noções sobre o que é acidente de trabalho, como preveni-lo, quais os equipamentos de segurança necessários e as funções dos cipeiros.

Vale lembrar que as instalações da coordenação nacional estão passando por reformas e adaptações para abrigar o Museu da Vida. Nesse contexto, a atuação da Comissão é ainda mais importante.