Neste mês, tomou posse a primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da sede da Pastoral da Criança, em Curitiba. A equipe é composta por 14 membros, sendo 7 representantes dos trabalhadores e 7 nomeados pela instituição.
Primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
da Pastoral da Criança,
no dia da posse (9 de julho de 2014)
“O espaço de trabalho precisa oferecer segurança e conforto para os trabalhadores. A participação dos funcionários da coordenação nacional na prevenção de acidentes no local de trabalho propicia adequações à legislação e, ao mesmo tempo, garante que as pessoas possam trabalhar com mais confiança”, afirma Clóvis Boufleur, gestor de Relações Institucionais e presidente da Cipa.
A eleição foi realizada no dia 9 de junho, de acordo com a NR 5 (norma regulamentadora) – aprovada pela Portaria nº 8, de 24 de fevereiro de 1999, baixada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O mandato é de um ano.
O que a Cipa faz
A Cipa tem por objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, zelando pela saúde do trabalhador. Antes da posse, os integrantes da Comissão receberam um treinamento que incluía noções sobre o que é acidente de trabalho, como preveni-lo, quais os equipamentos de segurança necessários e as funções dos cipeiros.
Vale lembrar que as instalações da coordenação nacional estão passando por reformas e adaptações para abrigar o Museu da Vida. Nesse contexto, a atuação da Comissão é ainda mais importante.