Dia 20 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, mesma data do Dia Internacional da Infância. A proposta é direcionar orações e ações para a proteção dos direitos e a promoção do bem-estar das crianças.
O objetivo é mobilizar a todas as pessoas para proteger as crianças contra qualquer forma de violência, contra a exploração e contra a pobreza. Além de sensibilizar a sociedade para a necessidade de ações concretas para a garantia dos direitos da primeira infância.
Pastoral da Criança e GNRC promovem live de Oração pela Criança
O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança foi idealizado pela Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC), formada por pessoas de diferentes tradições religiosas e organizações unidas pela conquista do bem-estar integral e desenvolvimento espiritual para as crianças de todo o mundo.
A Pastoral da Criança, desde 2008, desenvolve ações para marcar a data. Comunidades podem realizar atividades inter-religiosas como caminhadas, rodas de oração, além de brincadeiras nas praças e escolas.
Dicas para celebrar o Dia de Oração e Ação pela Criança
A líder Josete Valin, de Guaratuba, Paraná, conta como é feito em sua comunidade: “nós preparamos uma missa em Ação de Graças. Convidamos as famílias acompanhadas e, então, a gente mostra um pouco do trabalho da Pastoral da Criança e, principalmente, a Oração da Criança”.
Oração pela Criança e materiais para celebrar a data
A causa da infância é de todos – instituições, igrejas e famílias. Dia 20 de novembro é uma nova oportunidade de fazer a sua parte para que nossas crianças tenham seus direitos garantidos e uma vida mais saudável e feliz.
Entrevista com Jacqueline Santana Pinto, membro do Comitê Nacional da GNRC - Rede Global de Religiões pelas Crianças - e leiga da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, Salvador, Bahia.
Jacqueline, o que é o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança?
JACQUELINE:
Falar do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança é falar também, primeiramente, da Rede Global que é a GNRC, que é uma rede global de religiões a favor das crianças. Essa rede é uma rede inter religiosa com escala mundial de organizações dedicadas a garantir os direitos e o bem-estar das crianças em todo o mundo. Então, através dessa rede foi criado esse Dia Mundial de Oração e de Ação pela Criança. Na verdade, é um gesto concreto de ação em prol das nossas crianças em todo o mundo. É uma campanha mundial em que líderes religiosos, leigos e leigas, e famílias fazem um grande movimento de oração, um agir concreto, uma ação concreta em prol dos direitos das crianças, principalmente, a favor da proteção, da educação, do bem-estar e da garantia de direitos das crianças de uma forma geral.
Como é possível participar das atividades desse dia, Jacqueline?
JACQUELINE:
Qualquer pessoa que tenha interesse e deseje participar, líderes religiosos, comunidade de fé, entidades, organizações, pessoas, de um modo geral, que fazem parte da nossa comunidade, que acredite, que deseje proteger a causa da infância, pessoas de boa vontade, que defendam os direitos da criança, a sociedade, de uma forma geral, podem sim e devem participar. Então, o primeiro passo é procurar na sua cidade, no seu bairro, onde tem o movimento. Normalmente, o movimento da Pastoral da Criança está sempre muito bem engajado com atividades envolvidas com a GNRC. Caso não tenha na sua cidade ou no seu bairro uma atividade direcionada com a GNRC, não há nenhum impedimento de que vocês possam fazer esse planejamento de no dia 20 de novembro realizar uma ação em prol do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. Então, para fazer esse planejamento precisa ter um momento orante e junto esse momento orante também uma ação em prol das crianças.
1730 - 18/11/2024 - Dia de Oração e Ação pela Criança
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Jacqueline, qual é a sua mensagem para esse Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança?
JACQUELINE:
Então, quero deixar uma mensagem para as crianças para que possam realmente viver, brincar, se divertir nesse dia, que seja um dia muito prazeroso para elas. Para as pessoas adultas nesse dia empenhadas em fazer uma maravilhosa programação, que possamos sempre ter esse compromisso de cuidado, de zelo, de proteção e que a nossa luta continue sempre firme para que a gente possa realmente garantir a vida plena e a garantia de direito das nossas crianças.
Leia a entrevista na íntegra
Dia de Oração e Ação pela Criança (.PDF)
Saiba mais
Dicas para celebrar o Dia de Oração e Ação pela Criança
Oração pela Criança e materiais para celebrar a data
Saiba como doar para a Pastoral da Criança
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis
16.1 Reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada em todos os lugares
16.2 Acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças
Dra. Zilda
“Nós queremos congregar as diferentes religiões num apelo global para que a criança seja respeitada, protegida e amada.”
Papa Francisco
“É certo que esse diálogo fará ressaltar como são diferentes as nossas crenças, tradições e práticas. Mas, se formos honestos ao apresentar as nossas convicções, seremos capazes de ver mais claramente aquilo que temos em comum e abrir-se-ão novos caminhos para a mútua estima e cooperação e, seguramente, para a amizade.”