A saúde emocional é muito importante para nossa vida. Por isso, precisamos ajudar a criança a aprender e a desenvolver o seu lado emocional, aquele fio condutor que ajuda a criança a expressar seus sentimentos, a falar de como está se sentindo e, mais do que isso, a demonstrar que está feliz, que gosta de brincar e contar o que ela está fazendo.
A gente sabe que muitos problemas da vida adulta vêm de como fomos criados na infância. Existem pessoas tristes, nervosas, violentas, impacientes, inseguras e com muitos problemas de comportamento, porque quando eram crianças não receberam amor, carinho e atenção.
Alguns pais e mães dão muito carinho para seus filhos quando são bebês e também depois quando crescem, mas, infelizmente, existem muitas crianças que só recebem broncas e maus-tratos e poucos abraços e palavras de apoio e incentivo.
Precisamos lembrar que as crianças para crescerem bem precisam do amor incondicional dos pais ou de quem cuida delas. Por isso, cultive a confiança e a autoestima da criança, elogie, incentive e brinque bastante junto com ela.
O tema desta semana fala mais sobre este assunto, clique aqui.
Com carinho,
Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança