A Pastoral da Criança orienta que os cuidados com a saúde dos olhos devem começar logo na gestação, em que já é possível prevenir, descobrir e controlar algumas doenças nas gestantes que colocam em risco a visão do bebê.

Então, a primeira coisa é fazer um bom pré-natal com as consultas e os exames necessários. Depois que o bebê nasce, existem outros exames que o bebê precisa fazer como o teste do olhinho, por exemplo, e outros.

Nas visitas às famílias, é importante orientar os pais sobre alguns sinais que mostram que o bebê ou a criança pode estar com algum problema de visão. Por exemplo, quando o bebê tem dificuldade de acompanhar um gesto ou um movimento que os pais fazem, ou quando a criança já é um pouco maior e tem dificuldade de aprender a ler e escrever, tem baixo rendimento na creche ou escola, tem dor de cabeça constante e outros. Tudo isso pode ser um sinal de que a criança não está enxergando direito.

Também orientar sobre os perigos que o uso excessivo de televisão, computador, celular e outros, pode trazer para os olhos das crianças. O brincar ao ar livre ajuda a prevenir algumas doenças dos olhos. 

Acompanhe o tema desta semana sobre o Dia da Saúde Ocular e converse com as famílias a respeito do assunto. Cuidar da saúde dos olhos também faz parte de nossa missão.

Um abraço carinhoso,
Ir. Veneranda Alencar
Missionária de Santa Teresinha
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança.