Tema: Doenças
Foto: Marcello Caldin
A pandemia causada pelo coronavírus nos mostrou o quanto é importante a união das pessoas para combater e prevenir doenças. Nesse aspecto a comunidade tem um papel fundamental, que é a mobilização social. Organizar a comunidade, verificar quais problemas são comuns e avaliar como resolvê-los é algo bastante prático e que pode solucionar situações que impactam e trazem problemas na vida de todos da comunidade. Um ponto bastante importante, e que é direito da comunidade, é a participação nos diversos conselhos de políticas públicas, tal como o conselho municipal de saúde, de assistência social, dos direitos da criança e do adolescente, entre outros. Eles funcionam como a voz da comunidade em relação aos problemas enfrentados e uma oportunidade formal de cobrança das autoridades para se chegar à melhor solução. Afinal, é papel de todo cidadão ajudar a prevenir doenças, focar em saúde preventiva e também lutar pelos direitos: seus e da comunidade. Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com o Dr. Oscar Castillo, Médico e Membro do Conselho de Administração da Pastoral da Criança Internacional.
Quais são as doenças que mais atingem as crianças?
As principais doenças que atingem as crianças são as doenças do tipo infeccioso. Isso significa que há um organismo, seja uma bactéria ou um vírus que ingressa no organismo que pode levar às crianças, inclusive, até à morte.
Programa de rádio Viva a Vida
1503 - Prevenção de doenças é papel de toda a comunidade - 13/07/2020
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Como é que essas doenças podem ser prevenidas?
As doenças infecciosas podem ser prevenidas graças ao saneamento básico, à disponibilidade da água, sobretudo, e, agora, pela existência das vacinas. As vacinas previnem a grande maioria das doenças infantis. Outra coisa, são as práticas de hábitos saudáveis, especialmente a lavagem das mãos. A lavagem das mãos podem salvar facilmente de trinta a quarenta por cento do contágio que se produz em comparação com as crianças que têm esse hábito em casa.
O que cada família pode fazer em casa para prevenir doenças?
Em nível do lar, nas famílias, é importante primeiro que os pais que são os que dão as pautas de comportamento dos filhos tenham conhecimento de quais são as intervenções que são mais importantes. Já mencionamos a lavagem das mãos. Tem que ter muito cuidado também o estado de conservação dos alimentos. Então, dar comida fresca, recém preparada às crianças ajuda muito a prevenir esse tipo de doenças infeciosas.
Foto: Dr. Oscar Castillo,
Médico e Membro do Conselho de Administração da Pastoral da Criança Internacional.
Como é que a comunidade pode ajudar a prevenir doenças?
A comunidade, eu acho, que pode ter dois papéis: um deles é ter claramente uma atitude organizada para facilitar a implantação de algumas medidas, por exemplo, água potável. E organizar para que esta água seja bem utilizada. As comunidades também podem reivindicar às autoridades de saúde como o direito, que as autoridades deem prioridade para adotar a essas comunidades dos serviços básicos. As comunidades também podem organizar-se, como faz a Pastoral da Criança e estimula, para que essas famílias adotem práticas salutares.
O que a Pastoral da Criança faz para prevenir doenças e promover a saúde das crianças?
A Pastoral da Criança, ao focalizar o seu trabalho e procurar os mais pobres entre os pobres, faz uma grande diferença. Sem dúvida, não somente milhares de vidas foram salvas, graças a ação da Pastoral. É um processo de crescimento para o cuidado dos filhos e das próprias famílias e depois como agentes sociais.
Leia a entrevista na íntegra: 1503 - Prevenção de doenças é papel de toda a comunidade (.PDF)
3º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”
Para que todos tenham vida em abundância, os líderes da Pastoral da Criança orientam e levam informações para as famílias, com o objetivo de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar, conforme o 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela ONU.
Dra. Zilda
“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país.”
Papa Francisco
“Um objetivo de todos os dias: transmitir um pouco da ternura de Cristo a quem mais precisa.”