A resposta é simples: ter pleno acesso à saúde, nutrição, educação, com direito à brincadeiras, lazer, atividades físicas, cuidados familiares e tudo mais o que lhes permita se desenvolver integralmente, com liberdade, dignidade, amor e respeito.
Tudo isso é muito importante na infância, já que crescer sem problemas como a fome, a violência, a extrema pobreza e a falta de direitos fundamentais, favorece o desenvolvimento físico, intelectual e emocional e será fundamental para se tornar um adulto mais saudável e feliz.
Dados do Núcleo de Inteligência Social (NIS), uma parceria do ChildFund Brasil com a PUC Minas, de 2020, indicam que quase 5 milhões de crianças enfrentam privações de direitos básicos. Com a pandemia da Covid-19 os números podem ser ainda maiores. Tudo isso nos alerta para o crescimento de problemas como a fome, o risco de doenças, violência, o trabalho infantil e a evasão escolar.
Para saber mais sobre como podemos promover uma infância saudável e feliz, acompanhe o tema desta semana com a entrevista com Priscila Costa, Pedagoga e assessora técnica de desenvolvimento infantil clicando aqui.