1333 febre nas criancas cpfA febre é, em geral, uma indicação de que o organismo está combatendo uma infecção, ou seja, é um processo de defesa natural do nosso corpo. As células macrófagos, quando encontram algo estranho no organismo, tal como vírus, bactéria ou fungos, eliminam o máximo que conseguem, mas também pedem ajuda, mandando sinais para que o cérebro eleve a temperatura do corpo (acima de 37.8 graus), processo capaz de matar algumas bactérias e de acelerar a produção de glóbulos brancos e outras substâncias que acabam com a infecção.

 

Um sinal comum da febre em bebês é a testa quente. Outros sintomas associados à febre incluem: falta de sono, má alimentação, letargia, convulsões.

 

Quando é preciso levar o bebê ao médico: 

* temperatura acima de 37,5ºC ou abaixo de 35,5ºC em bebês menores de 3 meses;

* temperatura acima de 39ºC em bebês com mais de 3 meses, ou se a febre vir com choro persistente e bebê muito irritado ou respiração rápida (mais de 50 respirações por minuto;

* febre que dura mais de um dia e acompanhada de outros sintomas, tais como: irritação, sono e dificuldade de falar - para crianças de até 2 anos.

 

Saiba mais sobre os primeiros cuidados com o bebê na entrevista com a Dra. Elaine Pinto Albernaz, médica pediatra e professora da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul.

 

É só clicar aqui.

Boa leitura!