1280 dormir de barriga para cima é mais seguroVocê já ouviu falar de algum bebê que faleceu de repente? A mãe ou o pai colocaram o bebê para dormir e ele não acordou mais, morreu dormindo. Infelizmente, casos assim já fizeram parte dos noticiários. São chamados de morte súbita, silenciosa, que pode acontecer quando ninguém espera. Diminuir o risco desta fatalidade ocorrer, é possível. 

Desde 2007, a orientação de que a posição mais segura para o bebê dormir é de barriga para cima está na Caderneta da Criança, distribuída pelo Ministério da Saúde. Essa recomendação está alinhada também com a Sociedade Brasileira de Pediatria e com a Associação Americana de Pediatria, entre outras organizações que já pesquisaram a temática. Além de permitir que o bebê respire melhor, a posição diminui o risco de engasgo, permitindo que o bebê vire a cabeça para o lado em caso de vômito ou tosse e chame a atenção dos pais. Mesmo assim, muitas famílias ainda colocam seus bebês para dormir de lado ou de bruços. Um estudo publicado nos Estados Unidos, por exemplo, demonstrou que 55% dos bebês americanos ainda dormem em situações que favorecem a morte súbita.

Para entender mais sobre a prevenção da morte súbita de bebês, a Pastoral da Criança entrevistou o Dr. Juraci de Almeida Cesar, médico epidemiologista e pesquisador da Universidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1280 - 11/04/2016 - Dormir de barriga para cima é mais seguro


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

O que causa a morte súbita de bebês?

A causa mais comum é o fato da criança ser colocada para dormir de barriga pra baixo ou “de ladinho”, como as mães dizem. E, também, aquelas crianças que são colocadas para dormir junto com os pais. Por algum problema, essas crianças não têm maturidade neurológica suficiente para que reconheçam a falta de ar. Então, o que acontece? Essa posição que ela dorme, de lado ou de bruços, e junto com os pais, acaba obstruindo a respiração dessa criança e isso a leva ao óbito. Esta seria a razão de morrerem essas crianças, pelo o que a gente chama de morte súbita, que seriam essas mortes sem uma causa aparente, uma causa conhecida.

É possível prevenir a morte súbita de bebês?

É possível sim. Para que a criança não morra por morte súbita, basta colocá-la para dormir, ensiná-la, treiná-la, a dormir de barriga pra cima. Com isso, as vias respiratórias não serão obstruídas, ela não vai ter falta de ar e, logo, não vai morrer de morte súbita.

Está comprovado que a posição do bebê dormir ajuda a prevenir essas mortes. Mas, por que de barriga para cima é a melhor posição para o bebê dormir?

dr juraci de almeida

Dr. Juraci de Almeida Cesar

Foto: Universidade Federal de Pelotas

Porque esta posição possibilita que ele respire normalmente. E, ainda, em função dele não ter força física para reagir se tivesse dormindo numa outra posição e de não ter essa maturidade neurológica. Então, de barriga para cima é a posição mais segura, porque o bebê não precisa ter que se movimentar, ele não precisa ter que buscar uma posição de maior conforto, pois esta posição já é a de maior conforto para a respiração e, portanto, a mais segura para que ele possa dormir. E, assim, evitar essas mortes que são de causa desconhecida. A partir do momento em que se começou a colocar a criança para dormir nessa posição, o número de óbitos decorrentes, que eram classificados como morte súbita, deixaram de ocorrer. Posso garantir às mães, que dormir de barriga pra cima é melhor. Mesmo que a criança vomite, ela vai tossir, vai expelir, pôr para fora o que tentar entrar no lugar errado. Então, não há o perigo da criança se engasgar, não há o perigo dessa criança botar no pulmão aquilo que não era para estar ali.

Leia também
Um gesto que salva vidas!

Leia a entrevista na íntegra: 1280 - Entrevista com Dr. Juraci de Almeida - Dormir de barriga para cima (.PDF)

 

Dra. Zilda

“A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”

Papa Francisco

"Praticar a caridade é a melhor maneira de evangelizar."

 

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

 

44º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Todo o estudo e capacitação que a Pastoral da Criança faz é para que os nossos líderes tenham condições de transmitir todas as informações de maneira correta para as crianças e famílias que acompanham, dessa forma, essas informações podem ser colocadas em prática e garantirem uma boa qualidade de vida para aqueles que mais precisam de ajuda.