Herpes genital é uma doença viral pela qual surgem pequenas bolhas na vagina que viram feridas e causam dor. Não tem cura, mas tem controle do vírus. Medicamentos via oral também ajudam a aumentar a imunidade, pois as crises costumam acontecer quando esta está baixa.
Para tratar a herpes genital é recomendado que a pessoa tome a medicação prescrita pelo médico e faça acompanhamento da doença, principalmente durante a gravidez. A priminfecção materna pode acarretar aborto, microcefalia, retardo do crescimento intrauterino, herpes congênito, herpes neonatal e óbito fetal.
A sífilis é uma doença causada por bactéria. Durante a gestação, pode causar: aborto, prematuridade, morte neonatal ou o risco da criança desenvolver a doença (sífilis congênita precoce e tardia). Por isso, o exame para detectar a doença é obrigatório em vários momentos da gestação. A sífilis é, aliás, uma das doenças que mais preocupam os médicos, especialmente porque sua incidência só cresceu nos últimos dez anos. A sífilis tem cura e é preciso tratar a mulher e o companheiro.
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com Regina Reinaldin, Enfermeira da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.
Boa leitura!