A Pastoral da Criança orienta sobre a importância do ambiente favorável ao desenvolvimento integral da criança. A cada dia vamos descobrindo que brincar em família desenvolve o pensamento criativo, a sensibilidade afetiva e favorece os sentimentos de autoestima e valorização de si mesmo.
Quando a Pastoral da Criança desenvolveu o App Visita Domiciliar e nele disponibilizou a e-brinquedos e brincadeiras, foi exatamente pensando nesta relação de convivência familiar, uma das melhores formas de exercitar o diálogo e a interação afetiva.
Um ambiente familiar alegre favorece o desenvolvimento da socialização, do espírito de solidariedade e de fraternidade. É brincando que a criança aprende a repartir e a ter atitudes colaborativas. A brincadeira em família desperta também para o comprometimento, ensina saber esperar, trabalha os limites tão necessários no desenvolvimento da criança e favorece o sentimentos de pertença. É preciso criar oportunidades em casa e na comunidade para que a criança possa brincar e se desenvolver. Um ambiente alegre transforma os corações!
Saiba mais sobre o assunto na entrevista com a Assessora para o Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Ir. Veroni Medeiros.
Boa leitura!