A economia é um tema que preocupa muita gente, afinal sem renda, nenhuma família consegue viver com qualidade de vida. Apesar de vivermos em tempos difíceis, principalmente em relação ao emprego e renda, é possível, dentro da nossa casa e realidade, adotarmos atitudes que ajudem na economia doméstica.
Por exemplo, veja o dinheiro que você tem para o mês e não o gaste por impulso, mas faça um planejamento simples, do que mais você precisa comprar para o momento. Para ajudar na alimentação, procure fazer uma horta caseira, mesmo em pequenos espaços, assim você economiza na compra do mercado.
Também, é importante que aprenda sobre o aproveitamento integral dos alimentos, inclusive a Pastoral tem muitas receitas de como aproveitar cascas, talos e folhas. Evite o desperdício e principalmente faça a partilha entre as famílias da comunidade. Quando todos se unem e se ajudam, os problemas são superados mais facilmente.
Um abraço carinhoso em cada um e cada uma!
Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Saiba mais sobre o assunto na entrevista do Eduardo Brasileiro, sociólogo, educador social e membro da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (APEF).
Boa leitura!