A importância da empatia na criançaO que é empatia? É a capacidade de colocar-se no lugar do outro, de ouvir e sentir as pessoas que estão à nossa volta. Não é sentir pelo outro, mas sentir com o outro.

A criança começa a demonstrar empatia por volta dos cinco a seis meses. Nessa idade, os bebês já são capazes de observar atitudes e expressões faciais de alegria, tristeza, raiva, surpresa e sentem o carinho do aconchego familiar.

 

A empatia  pode trazer muitos benefícios às crianças. Elas ficam mais calmas, são mais colaborativas e afetuosas; são fisicamente mais relaxadas e têm níveis mais baixos do hormônio do estresse, portanto, são mais saudáveis, afetivas, aprendem e se desenvolvem com mais liberdade, são criativas, escutam com maior atenção e soltam a imaginação. A família pode ajudar muito a desenvolver a empatia nas crianças desde cedo.

Saiba mais sobre o assunto na entrevista de Veroni Medeiros, Assessora Técnica do Desenvolvimento Infantil da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

É só clicar aqui.

Boa leitura!