Voltar a cozinhar e comer mais em casa talvez sejam algumas das novidades da época de pandemia. No entanto, é preciso escolher bem os alimentos, preferir a comida de verdade e evitar os ultraprocessados.
Comida de verdade é aquela que usa alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, grãos, carnes, ovos, que devem fazer parte do dia a dia das famílias, pois são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais, proteínas e outros compostos essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção das doenças.
É preciso também fugir dos produtos ultraprocessados, que são aqueles produzidos pela indústria de alimentos com pouco ou nenhum alimento inteiro. Num primeiro momento, eles podem sugerir praticidade e agilidade no dia a dia, mas possuem poucos ou nenhum nutriente e não trazem nenhum benefício para a saúde. O uso de temperos prontos também deve ser evitado, dando preferência a temperos naturais, como cebola, alho, cheiro verde, entre outros.
Saiba mais sobre o assunto na entrevista da Nutricionista da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Paula Pizzato, e também no texto “Cuidados com a alimentação em tempos de pandemia”, link ao lado.
Boa leitura!