As novas tecnologias apresentam muitas possibilidades inovadoras, criativas e, do ponto de vista da aprendizagem, trazem possibilidade que, muitas vezes, as crianças nem poderiam ter acesso sem elas.
Entretanto, com tantos avanços, muitas crianças ocupam seu tempo somente por meio de uma tela e isso não é saudável. Mesmo em época de pandemia, é preciso saber dosar o interesse e a facilidade que os pequenos têm com as novas tecnologias, com as brincadeiras que utilizam a movimentação do corpo.
As crianças têm muito interesse por tablet, celular e elas são rápidas para entender estes mecanismos e fazer uso deles, às vezes até mais que os adultos, mas é fundamental elas brincarem com outras coisas, utilizarem a energia para mexer o corpo, explorarem outras possibilidades de brincadeiras que desafie seus sentidos e use sua imaginação. Tudo isso faz parte do desenvolvimento da criança.
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com a Dra. Ida Regina Moro Miléo de Mendonça, psicóloga, professora e doutora em educação.
Boa leitura!