Quem nunca viu uma criança pequena usando um tablet ou um celular e ficou assustado com a maneira natural com que interage com a nova tecnologia? Ou assistiu uma criança parar de chorar imediatamente quando um celular com seu vídeo favorito é colocado na frente do seu rosto?
Há quem acredite que as crianças nascem com facilidade para lidar com a tecnologia, pois, ainda pequenas, muitas vezes, elas já têm contato com celulares e computadores da família, o que as faz se sentirem habituadas com o mundo digital cada vez mais cedo. E isso não tem problema nenhum, desde que não atrapalhe a interação da criança com outros objetos e pessoas, afirmam especialistas.
Na Pastoral da Criança, por exemplo, as crianças são motivadas a criar seus próprios brinquedos e a brincar até sem brinquedos, mas isso não impede de reconhecer a importância e o convívio diário delas com a tecnologia. Se dosar bem, há tempo para tudo!
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com a Dra. Ida Regina Moro Miléo de Mendonça, psicóloga, professora e doutora em educação.
Boa leitura!