Prevenir é melhor que remediar. Com prevenção, podemos impedir o aparecimento de muitas doenças. Por isso, é preciso se alimentar bem, cuidar da higiene do corpo, da casa, e da comunidade. É preciso também ficar atenta às campanhas de vacinação e aos exames preventivos.
Todo trabalho da Pastoral da Criança se baseia na prevenção. São muitas as campanhas que a Pastoral da Criança realiza nas comunidades para a prevenção de doenças: campanha de vacinação das crianças e gestantes; campanha sobre a prevenção de doenças respiratórias; contra a obesidade infantil e tantas outras.
Agora, estamos todos empenhados na prevenção e combate do novo coronavírus. Para evitar o contágio, precisamos lavar as mãos várias vezes por dia com água sabão e/ou usar álcool em gel. Também é importante usar máscaras de proteção em lugares públicos; ao tossir ou espirrar, usar lenços de papel e, em seguida, jogar no lixo, ou cobrir a boca e o nariz utilizando o braço, ali na região do cotovelo. Nesse momento, evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos, não visite as pessoas e procure seguir as orientações das autoridades sanitárias.
Um abraço carinhoso em cada um e cada uma!
Irmã Veneranda da Silva Alencar
Irmãs Missionárias de Santa Teresinha (IMST)
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Nesse tema semanal você poderá ler e ouvir uma entrevista com o Dr. Oscar Castillo, Médico e Membro do Conselho de Administração da Pastoral da Criança Internacional.
Boa leitura!