1298 sexualidade cpf

Foto: Museu da Vida

Muitos pais temem as famosas perguntas sobre de onde vem os bebês. Perguntas que renderam histórias até para as cegonhas. Os cuidados nos primeiros mil dias são apresentados pelo Museu da Vida, localizado junto a Pastoral da Criança em Curitiba (PR), que retrata o tema de uma maneira especial, para mostrar que é possível responder a todas as dúvidas e curiosidades das crianças, de forma honesta e sem constrangimentos.

Os primeiros 1000 dias de vida (270 da gestação + 365 do primeiro ano + 365 do segundo ano) são um período no qual os cuidados são essenciais e influenciaram toda a vida e saúde da criança. A exposição percorre os cuidados com a gestação, a fecundação, as diferentes etapas de crescimento do bebê no útero, o nascimento e o desenvolvimento até os dois anos.

Dra. Zilda

“Gostaria de lhe dizer que as crianças que mamaram no peito e receberam muito amor, sentem mais facilidade em se dar bem com as pessoas para o resto da vida”.

Papa Francisco

“Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos.”

Para Erica Santos, secretária executiva do Museu da Vida, “na sala de exposição dos mil dias, é onde tiramos muitas dúvidas das crianças e despertamos curiosidades naqueles que ainda não tinham conhecimento nenhum sobre a gestação. Ao apresentarmos os cuidados desde a gravidez, período em que o bebê tem apenas o tamanho de um grão de arroz, é quando a criança fica totalmente pensativa, nos perguntando como pode ser tão pequeno. É nesse momento que passamos a importância dos cuidados nos primeiros 1000 dias de vida e os benefícios na fase adulta“.

Ao descobrir a evolução do feto no ventre materno, a criança passa a querer entender o nascimento. Momento no qual os mediadores do Museu da Vida, simulam o parto com a boneca gestante. Um ensinamento em forma de brincadeira.

Alguns meninos se recusam a pegar a boneca, para eles essa é uma brincadeira de meninas. Essa é mais uma lição que a exposição oferece. A boneca serve para demonstrar o parto, momento no qual depois de tanto aguardo, pai e mãe irão conhecer seu bebê. É importante que os meninos aprendam desde cedo sobre a gestação e o nascimento. Como pais, eles estarão tão envolvidos quanto as mulheres.

A apresentação dos Mil Dias é feita de forma diferente de acordo com a idade das crianças, o mais importante é ser honesto e responder as dúvidas, e isso não significa que você precisará entrar em detalhes, diz Lucas Pantoja, mediador do Museu da Vida. Para ele, o melhor da exposição são os visitantes, “a gente percebe que as crianças que vêm à exposição, principalmente com turma da escola, brincam com a boneca e aprendem sobre o parto e amamentação, e depois voltam com os pais outro dia, e quando chegam na sala dos Mil Dias, elas mesmas já vão mostrando como é a gestação e o parto para o pai e a mãe”.