1298 sexualidade entrevista

Foto: Pressfoto

Levante a mão quem nunca levou um susto ao ouvir seu filho perguntar “Como nascem os bebês?”. E não adianta você só responder que saem da barriga da mãe, porque com certeza, vem outra pergunta “E como fazem para entrar?”. Para conversar sobre esse tema está aqui conosco a Ir. Veroni Medeiros, educadora e assistente técnica da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Irmã Veroni, como responder às perguntas que as crianças fazem sobre sexualidade?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida
1298 - 15/08/2016 - Sexualidade: como responder as dúvidas das crianças


Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sul

Norte

Responder sempre conforme a faixa etária da criança e com naturalidade. Usar palavras simples, precisas e verdadeiras. A resposta precisa ser imediata e somente aquilo que a criança perguntou.

Dos quatro aos seis anos de idade é muito comum as crianças perguntarem como nascem os bebês. Nessa hora, o que responder para elas?

Nesta faixa etária, as crianças começam a mostrar interesse e curiosidade sobre como se engravida, como nascem os bebês. Pode-se dizer “A mamãe vai para o hospital e o médico ajuda o bebê nascer”.

Quando a criança pergunta “Por que os pais fecham a porta do quarto à noite?”. O que devemos dizer?

É que casais precisam de privacidade para namorar, para conversar, para matar a saudade. Da mesma forma que as crianças vão para o quarto para ouvir música, fazer a lição de casa ou para dormir, cada pessoa tem o seu espaço. Acostume as crianças com a ideia de que os pais também precisam namorar, têm direito à privacidade e uma vida que é só deles.

veroni medeiros

Irmã Veroni Medeiros

Leia também:
Sexualidade sem malícia: curiosidade de criança
Museu da vida ensina as crianças sobre gestação e amamentação

Leia a entrevista na íntegra: 1298 - Entrevista com Irmã Veroni - Sexualidade: como responder as dúvidas das crianças (.PDF)