Discutir ações públicas relacionadas aos cuidados nos primeiros anos de vida é o objetivo do 3º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns, que começa nesta quarta-feira (30 de março), em Forquilhinha, Santa Catarina. A cidade que sedia o evento é a mesma que está no registro de nascimento da fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, homenageada por seu legado de multiplicação de saberes e transformação social.
Conselheiros de direitos da criança e do adolescente, conselheiros tutelares, educadores, orientadores sociais, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, promotores, juízes, advogados, conselheiros de demais políticas públicas, secretários municipais e outros atores do sistema de garantia de direitos ficarão reunidos por dois dias, no Auditório Alfredo Michels - Espaço Cidadão, para trocar experiências sobre os avanços mais recentes (como a aprovação do Marco Legal da Primeira Infância), os desafios e pensar em melhorias para que esta faixa etária seja, de fato, tratada como prioridade em todas as instâncias.
Marco Legal da Primeira Infância na prática
“Este evento conta com apoio das representações de referência para a infância no país, e acontece logo após a oficialização do Marco Legal da Primeira Infância. Estes são ingredientes que podem produzir decisões com potencial de influenciar as políticas e os orçamentos públicos voltados para a primeira infância na região do evento, e quem sabe no país”, afirma Clóvis Boufleur, gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança e um dos palestrantes do Seminário.
O tema da palestra de Clóvis será “Tradições religiosas e a primeira infância no mundo”, com base no trabalho de referência realizado pela Arigatou Internacional, instituição japonesa que coordena quatro iniciativas mundiais: a Rede Global de Religiões pela Criança (GNRC); Educação Ética - Aprender a Viver Juntos; Oração e Ação pela Criança; e Iniciativa Inter-religiosa para Erradicar a Pobreza. “A Pastoral da Criança colabora com estas iniciativas dede o primeiro fórum mundial da GNRC, em 2000. O 5º Fórum Mundial da GNRC está previsto para a América Latina, em junho de 2017, e a cidade será escolhida até maio. O tema será Combate à Violência”, conta o gestor.
É preciso investir mais na primeira infância
Clóvis também chama atenção para os dados mais recentes registrados, tanto no Brasil, quanto na América Latina, que apontam que as crianças com menos de 5 anos chegam a receber três vezes menos recursos do que as crianças de 6 a 11 anos. “Além de mais recursos para esta faixa etária, espero que o seminário contribua para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos, o que significa melhor infraestrutura, trabalhadores habilitados e participação da família e da comunidade”, conclui.
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Ação Social e pelo Conselho de Direito de Forquilhinha, com apoio do Unicef e da Pastoral da Criança. Confira a lista completa dos palestrantes. Na ocasião, também será realizada a cerimônia do Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas à Primeira Infância, e a outorga será entregue à paraguaia Rosa María Ortiz, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).