Nos últimos dias, os noticiários voltaram a falar bastante sobre o mosquito Aedes Aegypti e as três “doenças primas” que ele transmite: dengue, chikungunya e zika. Segundo o Ministério da Saúde, neste ano de 2015, de janeiro até a primeira quinzena do mês de novembro, foram registrados 1,5 milhão de casos de dengue no Brasil – um aumento de 176% se comparado ao mesmo período do ano passado. No que se refere à chikungunya, foram identificados 17.146 casos suspeitos, sendo 6.726 confirmados. Sobre a zika, até o início desta semana, 18 estados já tiveram confirmação laboratorial do vírus.
Recentemente, a Pastoral da Criança também trabalhou com a divulgação deste tema, tanto no site quanto no programa de rádio e em ações nas comunidades. Tudo em prol da prevenção, tão importante para enfrentar a situação composta por estes números alarmantes.
Zika e microcefalia: uma relação a se investigar e cuidar
Em Pedra, município do agreste pernambucano, a pouca chuva não impediu o grande número de casos das três “doenças primas”. O Nordeste foi a região que registrou o maior número de casos de zika em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Outra preocupação, especialmente em relação à zika, é que o Ministério da Saúde está investigando se a doença seria responsável pelo aumento, no último ano, de casos de microcefalia, uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Enquanto não há comprovação, o melhor é se prevenir.
Na tentativa de mobilizar toda a população na luta contra o mosquito, a Pastoral da Criança na região tem promovido diversas ações, como rodas de conversa e orientações nas visitas domiciliares, sobre o cuidado com os reservatórios de água, por exemplo. Enfrentar a proliferação do mosquito que causa as doenças é mais uma prova de que, quando a população trabalha em unidade, os resultados aparecem mais rapidamente. Em Pedra, a Pastoral da Criança e a Secretaria de Saúde têm atuado juntas para diminuir os casos. E na sua comunidade, como todos estão trabalhando para eliminar o Aedes Aegypti?
Saiba mais: Pastoral da Criança ajuda na prevenção em Recife (EBC - Radioagência Nacional)
OMS emite alerta a respeito do vírus zika e do aumento do número de casos de malformações cerebrais
Fique por dentro também da campanha nacional do Ministério da Saúde sobre o assunto, lançada nesta terça-feira (24 de novembro):