A Rede Marista de Solidariedade, por meio da campanha Defenda-se, produziu uma série de materiais para que crianças com idade entre 4 e 12 anos possam identificar situações de violência sexual. Entre esses materiais, está um vídeo que tenta, de forma lúdica, mostrar para os pequenos como identificar o carinho bom de outro considerado abusivo.
O vídeo, que tem duração de pouco mais de um minuto, foi lançado em setembro e tem chamado a atenção nas redes sociais. Até o fim de outubro, eram contabilizadas mais de 175 mil visualizações. Ele faz parte de uma série de animações produzidas, inicialmente, para o período da Copa do Mundo de Futebol de 2014. A campanha Defenda-se foi reconhecida durante a 5ª edição do Prêmio Neide Castanha 2015, sendo premiada na categoria Protagonismo de Crianças e Adolescentes.
“Esses vídeos foram feitos para responder à Agenda de Convergências Proteja Brasil, do Governo Federal e Unicef, nas cidades sedes da Copa. Após um diagnóstico das peças de comunicação produzidas pelo governo e sociedade civil, para mobilização da sociedade em torno do enfrentamento à violência sexual, identificamos que havia uma lacuna de produções voltadas à criança e sua participação em processos de autodefesa”, relata o coordenador da campanha, Vinícius Gallon.
Até o fim de 2015, um novo vídeo deve ser lançado para fechar a série de 10 animações. A proposta é que, em 2016, a campanha se estenda a adolescentes com a produção de novos materiais, com uma nova linguagem voltada a este público.
Acesse todos os vídeos e saiba mais no site da campanha Defenda-se.
Saiba mais: Entrevista com Graça Gadelha - Violência sexual contra crianças