Crianças devem ter a oportunidade de brincarem juntas (foto: Afonso Lima)

A Pastoral da Criança sempre aborda a questão do brincar, não só porque brincar é uma necessidade para o desenvolvimento da criança, mas também porque nos dias de hoje as oportunidades para que as crianças possam brincar ao ar livre nas calçadas, nas praças, nos parques diminuiu muito, com as ruas ameaçadas pelo trânsito de veículos e pela violência.

E em casa também com a invasão da TV, dos joguinhos eletrônicos. E quando as crianças encontram espaço para brincar juntas estão sempre monitoradas por um adulto. Sem as brincadeiras livres elas perdem oportunidades de inventar brincadeiras, nas quais regras são criadas, situações de “perigo” e medo são vivenciadas, nas quais usam a imaginação, compartilham modos de ser e fazer, usam e exercitam seu corpo, entre tantos outros aspectos.

Para valorizar e criar mais oportunidades para o brincar, as instituições que formam a Rede Nacional Primeira Infância- RNPI- estão sempre abordando o tema e procurando incentivar iniciativas que promovam o brincar. Na Pastoral da Criança temos a Ação Brinquedos e Brincadeiras. A Aliança pela Infância, outra integrante da RNPI, aproveitando o Dia Internacional do Brincar, que acontece em 28 de maio, criou, a partir de 2010, a Semana Nacional do Brincar cujo foco é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e respeito do tempo das crianças brincarem. A Pastoral da Criança está junto nessa proposta.

Semana do Brincar

Atividades durante todo o mês de maio

O que a Pastoral da Criança pode fazer:

As comunidades acompanhadas pela Pastoral da Criança podem organizar Ruas do Brincar; reunião com mães, pais e familiares no Dia da Celebração da Vida para falarem sobre o tema "Brincando juntos, todos ganham"; organizar Rodas de Conversa com as famílias e comunidade para discutirem o tema e procurarem alternativas de espaços na comunidade, para que todas as crianças possam brincarem juntas

Participe! Promova atividades na sua comunidade!

Não esqueça de registrar através de fotos, vídeos e notícias, e nos envie, para que todos possam conhecer a sua ação!

A semana do brincar

Este ano o tema escolhido para a semana do brincar é: Brincando juntos, todos ganham, em que será trabalhada a inclusão e a valorização das diferenças.

Na Pastoral da Criança as crianças que nascem ou adquirem uma diferença no funcionamento de seu organismo, que são geralmente chamadas de crianças com deficiência ou especiais, são vistas , antes de tudo como crianças, com as mesmas necessidades que toda criança tem: ser amada, comunicar-se, brincar, aprender. Por isso as pessoas que cuidam delas é que precisam encontrar maneiras diferentes de responder às necessidades dessas crianças e nunca excluí-las das atividades que qualquer criança pode participar, pois só precisamos incluir quem foi excluído.

CADASTRE SUA ATIVIDADE AQUI

Sendo assim na Semana Nacional do Brincar deste ano o desafio de diferentes atores, como pais, educadores, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros é criar oportunidades em que todas as crianças possam participar livre e ativamente das brincadeiras. No site da Aliança pela Infância, podem ser encontradas várias outras informações sobre Semana Nacional do Brincar.

Nós, na Pastoral da Criança temos, na Ação Brinquedos e Brincadeiras, a proposta da Rua do Brincar, que é uma ótima oportunidade para todas as crianças brincarem juntas, o que poder ser facilitado com o apoio dos brinquedistas e brincadores. No Dia da Celebração da Vida, na conversa com as famílias o tema do brincar pode ser colocado. Também podem ser feitas Rodas de Conversa com mais pessoas da comunidade para que a importância do brincar seja discutida e sejam levantadas ideias e ações a fim de serem criados mais espaços e momentos para as brincadeiras das crianças.

Brincando juntos trazemos vida em abundância para nossas crianças.