A Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Integramos a Rede de Parcerias do Governo Federal, atuando em todos os estados brasileiros e em países da América do Sul e da África.

Baseamos nossas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários (voluntários), que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações de saúde, educação, nutrição e cidadania .

Nossas principais ações são o acompanhamento de gestantes e crianças de zero a seis anos . Além disso, atuamos de forma permanente e ativa no controle social de políticas públicas e promovemos campanhas de mobilização.

SAIBA MAIS

 

 

ruas do brincar 208 1Para aumentar as oportunidades para as crianças brincarem juntas e ao ar livre, criamos na Pastoral da Criança a proposta das Ruas do Brincar. A rua, na maioria das vezes, é o único espaço público aberto que encontramos próximo às residências.

Então, a Ana Maria da Silva, multiplicadora de Brinquedos e Brincadeiras chamou, brinquedistas e líderes do Ramo Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião, Setor Duque de Caxias, e enviou um convite às famílias acompanhadas para participarem de uma “Rua do Brincar”. No convite estava o endereço da rua. Ela convidava mães, pais e crianças e pedia que levassem alguma coisa para o lanche. Ela levou bolas, cordas, giz e até livros e revistinhas para um cantinho de leitura. Portanto, uma organização bem simples para que possa acontecer sempre e ir sendo enriquecida com o apoio das famílias. A Ana Maria queria também estimular a que essa atividade possa ser realizada sempre.

Por isso, ficamos muito felizes com o envio das fotos e das notícias. Começou às três horas da tarde e foi até de noitinha com o sol se pondo, uma alegria só! Que muitas ruas como essa aconteçam por todo o Brasil. Parabéns !

Márcia Mamede • Assistente Técnica da Pastoral da Criança