“Pois ele dará ordem a seus anjos para te guardarem em todos os teus passos”. Sl 91, 11
Fundada em 1983, a Pastoral da Criança, ao longo dessa caminhada, procurou sempre aperfeiçoar sua maneira de agir, para que,além de salvar milhares de vidas, possa também apoiar as famílias e comunidades nas quais atua para garantir a vida plena das crianças. Sendo assim, um dos aspectos a ser contemplado em nosso trabalho é o das brincadeiras infantis.
Para a criança brincar é uma necessidade. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar. Por saber do valor dessa atividade para o desenvolvimento das crianças, a Pastoral da Criança criou a “Ação Brinquedos e Brincadeiras”. Esta ação vem complementar as Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania contribuindo na criação de condições favoráveis ao desenvolvimento das crianças acompanhadas. É importante que, em todas as milhares de comunidades que acompanhamos, tenhamos um brinquedista que possa promover muitas oportunidades para as crianças brincarem.
Dra. Zilda
“As crianças são prioridade absoluta, como garante o Estatuto da Criança e do Adolescente, e merecem carinho, atenção e respeito”.
Papa Francisco
“A família permanece a unidade basilar da sociedade e a primeira escola onde as crianças aprendem os valores humanos, espirituais e morais que as tornam capazes de ser faróis de bondade, integridade e justiça nas nossas comunidades”.
O brinquedista, é o responsável por fazer as brincadeiras acontecerem no Dia da Celebração da Vida e em outros momentos de encontro com as crianças e suas famílias. Ele organiza oficinas de confecção de brinquedos, participar da criação de espaços limpos e seguros para o brincar na sua comunidade. São muitas as oportunidades que você vai encontrar, junto com os líderes, para realizar esse trabalho tão importante.
Você também estará contribuindo para tornar mais presente o mandamento número 3 da Paz na Família: “Reserve momentos para brincar e se divertir com sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas”.
Esta publicação foi feita para você. Ela pretende servir de apoio para as capacitações e para o seu trabalho prático junto às crianças e suas famílias. Foi elaborada depois de muita conversa com brinquedistas, multiplicadores e capacitadores e procura trazer, na medida do possível, as solicitações e as contribuições que cada um fez. Agradecemos muito a todos que nos ajudaram a escrevê-la.
A você, brinquedista, o “anjo da guarda” das brincadeiras das crianças desejo, com muito carinho, que possa incentivar e guardar “os caminhos do brincar” na sua comunidade.
Dra. Zilda Arns Neumann • Fundadora da Pastoral da Criança
4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
“Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem”.
A Pastoral da Criança tem como objetivo levar vida em abundância para todas as crianças, e isso inclui assegurar o direito de Desenvolvimento Infantil de maneira plena. A brincadeira tem um papel muito importante para garantir esse desenvolvimento, por isso nossos líderes aconselham os pais a brincar com seus filhos, pois além do desenvolvimento intelectual, as crianças vão desenvolver laços afetivos com os pais.
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
"Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar oacesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis"
Ter acesso à informações, às vezes simples e pequenas, pode fazer a diferença na vida de milhares de pessoas, pois são essas informações que salvam vidas. É isso que os nossos líderes fazem todos os dias: salvam vidas. Com informações valiosas, com base científica e no conhecimento popular, muitas famílias tem acesso aos seus direitos e assim garante um melhor desenvolvimento para as nossas crianças.