A pastoral da criança do setor de Caruaru (PE), reuniu na tarde do domingo 25 de agosto, na Igreja do convento, os líderes de vários ramos desta diocese com a finalidade de celebrar os trinta anos da Pastoral da Criança. A Pastoral da Criança tem importância muito significativa nas cidades e paróquias desta Diocese, pois contribuiu, sensivelmente, para a quase erradicação da desnutrição nesta região do agreste pernambucano.

 


A presença de líderes dos vários ramos da Pastoral da Criança foi marcante durante a celebração dos 30 anos de existência da Pastoral. A relevância que caracteriza a presença da pastoral da criança nas comunidades da Diocese de Caruaru fez com que houvesse um engajamento maior de voluntários para essa missão do leigo na igreja que hoje trabalha para que a criança pobre tenha um acompanhamento de sua evolução de saúde durante boa parte da infância.

A Pastoral da Criança, criada em 1983, está presente hoje em todo Brasil, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.

Dom Dino, bispo diocesano de Caruaru, esteve presente ao acontecimento estimulando os ramos da pastoral da diocese para a consolidação dos objetivos atuais. Convocou os membros presentes às festividades da comemoração destes 30 anos de existência da Pastoral da Criança, reunidos na matriz da paróquia Coração Eucarístico, para participarem dos Rios de Água Viva, evento que marcou à tarde do domingo, 25 de agosto, congregando várias paróquias da Diocese. O evento culminou com missa celebrada por Dom Dino, que reuniu milhares de pessoas.


Mostramos a seguir entrevista com a coordenadora diocesana, Cristina de Paula:

Cristina, nestes 30 anos de trabalho qual é a maior conquista aqui da pastoral da criança?
Com certeza é a redução da mortalidade infantil, essa é a maior conquista que a pastoral da Criança teve nestes anos


Quais são os atuais dados sobre o trabalho de combate da mortalidade infantil daqui de nossa região?
80% das crianças que estão assistidas pela pastoral da criança estão aí crescendo com muita saúde e com muita desenvoltura graças a essa ajuda que a pastoral dá aos municípios

Qual é atualmente o maior problema enfrentado pela pastoral da criança aqui e Caruaru e qual seria a possível solução planejada para esse problema?
O maior problema é a falta de líderes para atuar na pastoral da criança nós precisamos de atingir várias comunidades só que o número de líderes são insuficientes precisamos de líderes para aumentar essas visitas esse meio de abranger a Diocese toda


Cristina, são 30 anos de trabalho aqui a frente da pastoral da criança e quais são as expectativas que vocês que fazem parte desta pastoral tem para os próximos anos de trabalho?
De crescer, crescer muito porque a pastoral da criança na diocese está em expansão, então a gente pretende nos próximos anos aumentar o número de líderes e de crianças assistidas!


Colaboração Charles Cavalcanti - Assessor de Imprensa Voluntário da Pastoral da Criança

Fonte: Jornal Coração Eucarístico - Diocese de Caruaru (PE)