1741 banner gravidez na adolescencia como fator de risco para a depressao pos parto

Contribua com a
Pastoral da Criança

Abra o app de seu banco e aponte o celular para o código abaixo

qr code doacoes

Chave Pix: doacao@pastoraldacrianca.org.br

 

e capacitacao

e capacitacao

 

 

A Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Integramos a Rede de Parcerias do Governo Federal, atuando em todos os estados brasileiros e em países da América do Sul e da África.

Baseamos nossas ações na organização comunitária e no treinamento de líderes comunitários (voluntários), que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações de saúde, educação, nutrição e cidadania .

Nossas principais ações são o acompanhamento de gestantes e crianças de zero a seis anos . Além disso, atuamos de forma permanente e ativa no controle social de políticas públicas e promovemos campanhas de mobilização.

SAIBA MAIS

 

 


Levantamento de Instituto Trata Brasil transforma cidade em modelo

Tanques da estação de tratamento da CSJ: área de 500 mil m prevê ampliação José Arnaldo de Oliveira



Um levantamento entre 81 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes colocou Jundiaí como líder de coleta e tratamento de esgotos no país.

O estudo é do Instituto Trata Brasil, uma OSCIP (organização de interesse público) mantida por empresas do setor e apoiada por Fundação Getúlio Vargas, Agência Nacional de Águas e Pastoral da Criança.

“Os dados são do Ministério das Cidades até 2008 e o maior peso esteve na coleta de esgoto e no esgoto tratado por água consumida”, diz o conselheiro Raul Pinho.

Jundiaí é seguida por Franca (SP), Niterói (RJ) e Uberlândia (MG). As piores da lista são Duque de Caxias (RJ) e Porto Velho (RO).

Modelo misto

A coleta tratada atual de 97% dos esgotos da cidade, originada há 30 anos pelo início da luta pela despoluição do rio Jundiaí, começou a ser processada pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em 1998. Logo passou a ser usada também por empresas e outras cidades paulistas.

A CSJ (Companhia de Saneamento de Jundiaí) é uma parceria da Tejofran com Coveg e Consórcio Augusto Veloso. O investimento foi de R$ 20 milhões.

A concessão, até 2015, é da empresa municipal DAE, que aumentou em 86% os investimentos entre 2007 e 2008 e reduziu as perdas de água tratada de 32% para 27%.

O modelo de PPP (parceria público-privada) usado em Jundiaí está em 3 das 10 melhores cidades do levantamento. Outras cinco são de operação estadual e duas são autarquias municipais.

Já entre as 10 piores, todas são empresas estaduais.

Banner Home Direita museu da vida

Banner Home Direita museu da vida

Sala de Imprensa

dengue

Rede de Parcerias