foto300

Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças

Para as comunidades que já desenvolvem a ação complementar de Brinquedos e Brincadeiras, as férias escolares são uma oportunidade para intensificar as atividades com as crianças e, com isso, auxiliar também os pais e mães que continuam trabalhando nesse período.

Os brinquedistas e brincadores atuam, principalmente, no Dia da Celebração da Vida, que acontece uma vez por mês nas comunidades. Mas, também podem organizar outros momentos, como as “Ruas do Brincar” e oficinas de confecção de brinquedos.

A líder Marinalva Ferreira Cruz Pinheiro, de Boa Vista (RR), recebeu a capacitação de brinquedista em 2014 e, desde então, está colocando em prática algumas ideias de atividades para as crianças. Por exemplo, teve um ano em que a equipe do seu setor planejou uma gincana entre as comunidades, realizada durante o mês de julho, justamente para aproveitar o período de recesso escolar. “Nesse período de férias, o pessoal fica mais assíduo, participa mais”, conta.

Dra. Zilda

“Para a criança, brincar é uma necessidade. Assim como precisa de amor, atenção, alimento, sono, ela também precisa brincar” (Livro Brinquedos e Brincadeiras na Comunidade).

Papa Francisco

“Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: hoje realizei um gesto de amor pelos outros!”

Diversão e paz na família

Vale lembrar que, mesmo nas comunidades que ainda não possuem voluntários capacitados pelo livro Brinquedos e Brincadeiras na comunidade, é possível criar soluções criativas para os meses de férias e estimular o livre brincar da criança. Assim como os pais e mães que continuam com a rotina de trabalho, podem preencher com mais diversão o tempo junto com a criança após o expediente, aproveitando não há dever de casa para acompanhar ou outras tarefas relacionadas aos compromissos escolares.

“Por conta da correria do dia a dia, muitos pais acabam não brincando com as crianças. Mas é possível conciliar trabalho e diversão. Reserve um tempinho do dia para brincar com seus filhos, resgate as brincadeiras antigas, as cantigas de roda e as histórias, tudo isso é muito valioso. Também deixe que eles chamem os amiguinhos, se reúna com os vizinhos, monte um piquenique, essa troca de experiências é ótima e permite que as crianças fiquem à vontade para brincar e fazer novos amigos. Se for um dia chuvoso, abra espaço dentro de casa e solte a imaginação. Lembre-se que não é preciso gastar dinheiro com os brinquedos, use a criatividade, junto com o seu filhos, para fazer brinquedos com material reciclado, como carrinhos de garrafa pet, de lata ou tubos de linhas.”, lembra a coordenadora Maria Regane Oliveira Maciel, de Vitória do Mearim (MA).

“Reserve momentos para brincar e se divertir com a sua família, pois a criança aprende brincando e a diversão aproxima as pessoas”, diz o terceiro mandamento da Paz na Família. Que tal aproveitar esse período do meio do ano para investir mais nesse mandamento?

1212º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar padrões de produção e consumo sustentável”

É hora de dar asas a imaginação! A produção de brinquedos com materiais reciclados ajuda o meio ambiente e o bem estar das crianças. Contribuindo para o 3º e o 12º Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU.