1738 entrevista 2 brincar com seguranca interatividade e prevenindo acidentes

Se as férias são motivo de entusiasmo para a criançada, podem ser de preocupação para os pais, principalmente quando precisam trabalhar e não contam com a escola para deixar os filhos.

Antes de tudo, lembre-se: criança não cuida de criança. Elas precisam de um adulto responsável. Chegou a hora de acionar a rede de apoio: avós, tios, padrinhos, etc. Devem ser pessoas de confiança, que gostem de conversar e brincar. Garanta que seu filho fique seguro.

Cuide com o ambiente onde as crianças vão ficar. Nessa época, aumentam os acidentes domésticos. Guarde os produtos de limpeza e materiais cortantes. Brincadeiras com água? Precisam de supervisão ainda mais atenta dos adultos. Fique atento com a segurança e com a qualidade da água em piscinas improvisadas, tanques e rios. Pode haver risco de afogamento ou de contaminação.

Se não tem escola, um bom programa para a criançada é passar algumas horas na frente da TV ou do celular, certo? Errado! A criança deve aproveitar esse momento para brincar e socializar. Na entrevista a seguir vamos entender melhor por que deve-se evitar o uso excessivo de telas nessa época do ano. E o puxão de orelha também vale para os pais. Chegou em casa depois do trabalho? Largue o celular e se conecte ao seu filho!

Dicas de brincadeiras longe das telas

1738 entrevista brincar com seguranca interatividade e prevenindo acidentes

Museu da Vida da Pastoral da Criança oferece espaço para diversão e aprendizado, em Curitiba (PR)

Acabou a criatividade para brincadeiras? A criança ficou entediada? A Pastoral da Criança preparou uma série de sugestões simples e baratas para a família toda brincar junta. Acesse a página Brinquedos e Brincadeiras e confira. 

E se você mora ou vai passar por Curitiba e região nessas férias, uma ótima opção é conhecer o Museu da Vida. O espaço, mantido pela Pastoral da Criança, foi criado para proporcionar diversão e aprendizado para a família toda. Clique aqui para conhecer. 

 

1738 entrevistado brincar com seguranca interatividade e prevenindo acidentes

Priscila do Rocio Costa, Pedagoga da área de desenvolvimento infantil, da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

ENTREVISTA COM: Priscila do Rocio Costa, Pedagoga da área de desenvolvimento infantil, da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

Priscila, por que o brincar é tão importante para a criança?

O brincar é a forma que a criança vai aprender, vai se desenvolver e, por isso, é um direito que ela tem. Pelo brincar, elas terão conhecimentos, habilidades e lições que levarão por toda a sua vida, como autonomia, auto estima, alegria, bom humor, proatividade e empatia. Elas vão ter mais controle emocional, vão socializar bem, viver em harmonia com a família e também em comunidade, entre tantos outros benefícios.

Como a família pode promover um ambiente favorável e seguro para as crianças brincarem durante as férias?

Férias é tempo de diversão para as crianças. É tempo de brincar, descansar e aproveitar com a família. Mas sabemos que a maioria dos pais não consegue ter o mesmo período de férias dos filhos. Aí entra a rede de apoio. As crianças precisam estar em um ambiente em que se sintam seguras, felizes, e com pessoas que vão cuidar delas com carinho e atenção. Uma dica é planejar com antecedência, conversar tanto com quem irá cuidar quanto com a criança, para que esse período seja bem aproveitado.

Que cuidados devemos ter dentro e fora de casa para evitar acidentes?

Os acidentes acabam sendo muito mais frequentes nessa época do ano. Por isso, é preciso estar sempre atento a possíveis riscos.

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1738 – 13/01/2024 – Brincar com segurança, interatividade e prevenindo acidentes

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Para evitar intoxicações com produtos de limpeza, é preciso deixá-los em locais altos, longe do alcance e da vista das crianças. Para evitar o atropelamento, não deixe as crianças saírem sozinhas para a rua e, quando forem atravessar ou caminhar em ruas movimentadas, segurar sempre a criança pela mão.

Também é importante prevenir afogamentos, porque nessa época do ano, em que é mais quente, é comum as crianças brincarem em baldes de água, bacias, piscinas, rios e lagos.

Então, é fundamental que as crianças estejam sempre aos cuidados dos adultos, nunca sem supervisão.

Lembro também que a criança não cuida de criança. Então, é fundamental sempre ter um adulto cuidando delas.

Priscila, como os pais podem acompanhar os filhos nas brincadeiras durante as férias, mesmo os que estejam trabalhando nesse período?

Os pais que estão trabalhando nesse período, quando retornam para casa, devem se desconectar da tecnologia. É o momento de conversar sobre o dia e fazer brincadeiras com as crianças. Aproveitar também os dias de folga que os pais conseguem ter nas férias para estarem juntos e aproveitar, criando momentos lúdicos e divertidos.

Priscila, quais são os prejuízos do uso exagerado de telas: televisão, computador, celulares, tablets e videogames pelas crianças, especialmente durante as férias?

Estudos cada vez mais têm comprovado, têm nos alertado, que a exposição exagerada às tecnologias é uma das principais causas de problemas na saúde mental dos bebês e das crianças. Ela pode provocar ansiedade, depressão, irritabilidade, distúrbios alimentares e do sono, dificuldade de socializar, de brincar com outras crianças, até mesmo com a própria família. O uso excessivo das telas leva ao sedentarismo, o que contribui para o desenvolvimento da obesidade e do sobrepeso. Além disso, ficar muito tempo em frente às telas pode acarretar em uma má postura, em problemas de visão, como miopia, que é a dificuldade de enxergar de longe, irritação e secura nos olhos, entre tantos outros malefícios. Um outro alerta que eu faço é que também tem um risco com a segurança das crianças, porque elas podem estar acessando conteúdos impróprios para a idade delas e também estarem em contato com pessoas mal-intencionadas.

 

Leia a entrevista na íntegra

1738 – 13/01/2024 – Brincar com segurança, interatividade e prevenindo acidentes

 

Saiba mais

Dicas de brincadeiras longe das telas

Dicas para as crianças em férias

A importância do brincar

Como evitar acidentes domésticos durante as férias

Museu da Vida é opção para brincar em família, com segurança e interatividade

 

Dra. Zilda

“O que as crianças têm de tão especial? Quando as crianças são bem cuidadas e amadas, desde a concepção, com boa assistência médica durante a gestação e o parto, amamentadas com o leite sagrado de suas mamães; quando elas brincam e as suas famílias e a comunidade dão valor aos brinquedos e brincadeiras; quando todos os dias a família se reúne por alguns momentos, reza e canta com elas; as crianças vão “crescendo em tamanho, sabedoria e graça (Lc. 2,52)”. Não é assim?”.

Papa Francisco

“A família permanece a unidade basilar da sociedade e a primeira escola onde as crianças aprendem os valores humanos, espirituais e morais que as tornam capazes de ser faróis de bondade, integridade e justiça nas nossas comunidades”.