Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem milhões de crianças e adolescentes desaparecidos no mundo. No Brasil são registrados mais de 40 mil desaparecimentos de crianças e adolescentes por ano, ou seja, uma média de 109 desaparecimentos por dia, e entre 10% e 15% não são encontrados.
Existem vários fatores que podem ocasionar o desaparecimento de uma criança ou adolescente, portanto é preciso uma atenção redobrada de pais e responsáveis para protegê-las e evitar que isso aconteça.
No dia 25 de maio, é celebrado o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas que tem o objetivo de alertar sobre todas as questões relacionadas ao desaparecimento de crianças e adolescentes, além de orientar a população sobre os riscos e quais ações devem ser feitas de imediato nestes casos.
Por isso, convidamos a Delegada, Patrícia Conceição Nobre Paz, Chefe do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas do Paraná e também Delegada Adjunta no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes, de Curitiba-PR, para falar sobre esse assunto tão importante.
Patrícia Conceição Nobre Paz, Delegada, Chefe do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas do Paraná e também Delegada Adjunta no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes, de Curitiba-PR.
ENTREVISTA COM: Patrícia Conceição Nobre Paz, Delegada, Chefe do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas do Paraná e também Delegada Adjunta no Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes, de Curitiba-PR.
Quando uma criança é considerada desaparecida?
É muito importante que todos tenham em mente que é um mito de que deve se esperar um tempo de 24 horas, quando o pai ou responsável percebe que a sua criança não retornou para casa. É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos à rotina da criança. Quando a gente fala de crianças e adolescentes, nós sabemos que eles têm uma rotina de ida aos seus locais de costume como escolas, algum tipo de curso e, às vezes, até uma relação de amizades. Durante o dia passam momentos com outros colegas, às vezes, na casa estudando.
Então, tão logo percebam que algo fugiu da rotina. Isso quer dizer, o seu filho tinha um determinado horário para retornar, ou ainda foi buscar seu filho em algum local como de costume e ele não estava. Que esses pais, de imediato compareçam a Delegacia de Polícia e registrem essa ocorrência, porque as primeiras horas são importantíssimas para localização de crianças e adolescentes quando eles venham a desaparecer.
Quais são as maiores causas de desaparecimento de crianças no Brasil?
Programa de rádio Viva a Vida 1599 - 16/05/2022 - Dia Internacional das Crianças Desaparecidas: um alerta para toda a sociedade
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Quando a gente fala de adolescentes eles já têm uma capacidade de locomoção por conta própria, por questão da idade. Então, muitos já vão à escola sozinhos. Já têm essa locomoção, digamos assim, própria. Então, muitos casos são registrados de adolescentes aí que resolvem não voltar no horário previsto, ou então acabam desobedecendo os pais e fugindo aí das suas rotinas. Temos aqui uma demanda muito grande de adolescentes que são localizados, crianças e depois nós tomamos conhecimento ali de que ele fugiu por algum motivo relacionado a algum tipo de violência sofrida. É importante também, quando a gente fala das crianças menores, nós temos aí, infelizmente, muitos casos que acontecem em situações de grandes aglomerações de pessoas, onde essa criança acaba às vezes se perdendo dos pais e também de locais, principalmente quando a gente fala aqui do Estado do Paraná, um estado muito grande, locais próximos a rios. Infelizmente, as crianças vão brincar sozinhas e acabam caindo, se perdendo. Então, assim, nós temos variadas possibilidades para as nossas ocorrências de desaparecimento que variam aí desde a prática de crimes vivenciados por essa criança até mesmo situações de desencontro, e às vezes, essas crianças se perdem, quando a gente fala da praia, do litoral, muita aglomeração de pessoas. Então, é sempre muito importante a atenção dos pais para com essas crianças e adolescentes.
A Pastoral da Criança acompanha crianças de 0 a 6 anos. Aqui também a atenção é fundamental, não é?
Então, aqui estamos falando de uma faixa de tenra idade, com menos capacidade de locomoção por conta própria. Então, nesse caso a gente orienta os pais, a gente recebe muito registro nesse caso de situação de grande aglomeração de pessoas, ter cuidado para não se perder e obviamente, sabemos que temos casos até de sequestros, situações aí de pedófilos, tudo isso então, tem que haver uma atenção redobrada.
Crianças desaparecidas podem sofrer quais consequências?
Muito importante para responder a essa pergunta é entender qual seria o motivo do desaparecimento. Em caso, em que, por exemplo, que pode haver aí um tipo até de um pedófilo que possa ter marcado um encontro com essa criança. Isso acontece sim. Temos que redobrar também a atenção com as nossas crianças e adolescentes, por exemplo, no ambiente digital.
Sabemos que quase todas as vezes até com baixíssima idade já tem acesso a esse mundo digital. Num caso desse, podem ser desde consequências leves como um breve desaparecimento na praia ou até consequências gravíssimas. No caso dessa criança, por exemplo, ter fugido de casa para encontrar um pedófilo ou ter desaparecido por um motivo desse ou vir a ser vítima de algum crime. É uma gama de possibilidades muito grande. Então, mais uma vez a necessidade mesmo da atenção dos pais com as crianças e adolescentes.
Como proceder no caso de ter uma criança desaparecida na família?
Isso é o mais importante. Como eu iniciei o meu relato, costuma-se ter a ideia de que precisa esperar 24 horas. Isso não é necessário. Pelo contrário, nos casos de crianças e adolescentes, nas primeiras horas são fundamentais para que a polícia possa iniciar a sua investigação com todo o seu aparato, bem como com a divulgação das imagens, essas primeiras horas são fundamentais. Então, você, pai, mãe, responsável, o seu filho não retornou para casa, ou você está num local de grande aglomeração, de repente se perdeu do seu filho, não está encontrando, imediatamente, registre essa ocorrência. Hoje, aqui, a Polícia Civil do Paraná, por exemplo, permite que esse boletim inclusive seja realizado de forma eletrônica, caso você não vá de imediato a uma unidade. A unidade vai entrar em contato com você. A importância desse registro imediato é significativa.
Essa é a orientação. Imediatamente, se você perceber que seu filho, a sua filha, ou você responsável, que aquela criança não retornou, se perdeu, ou ela não está ali sob o seu domínio, então, pode sim, registrar a ocorrência.
Que orientações devem ser dadas às crianças para se protegerem?
Nós temos materiais educativos para as crianças. A principal orientação que essas cartilhas fornecem é sempre a confiança absoluta nos seus pais. Tomar muito cuidado com convites de outras pessoas desconhecidas. Nós sabemos que muitos pedófilos agem assim. Eles tentam ali inicialmente adquirir a confiança daquela criança para que depois faça com que ela vá com ele para algum lugar secreto, para algum lugar longe dos pais. A gente sempre orienta essas crianças, ali a depender da idade de maneiras diferentes, até por conta da idade mesmo. Mas é sempre a confiança nos pais, a orientação dos pais é mais importante. Em caso de se perder, ter o nome, ter os contatos dos pais para que possa ir falar com o policial. É sempre a relação da criança para com a confiança com o seu responsável.
Que outras orientações gostaria de acrescentar sobre esse tema?
Sobre esse tema, o mais importante e de se destacar para finalizar novamente, sendo um pouco insistente até, mas é a questão da importância da denúncia imediata tão logo os pais ou responsáveis tomem conhecimento. Essa denúncia é de suma importância para a gente. Então, pais ou responsáveis, minha criança, ou meu filho, ou minha filha, ou meu sobrinho, ou meu neto desapareceu. Compareça de forma imediata à Delegacia de Polícia mais próxima da sua casa ou registre essa ocorrência de acordo com o seu estado se for possível pela Internet, de forma mais rápida possível, para que a investigações possam ser iniciadas.
Para toda a sociedade que queira denunciar algum tipo de desaparecimento, de dúvida, de suspeita, ainda que seja, nós temos, de forma nacional, independente do seu estado, alguns canais possíveis. Lembrando que nós temos o Disque 100 que é um canal de proteção a violação de Direitos de Crianças e Adolescentes. É um canal nacional que faz parte da política nacional de enfrentamento a violência contra a criança e adolescente. Então, esse é um canal que pode ser utilizado, você estando em qualquer região do nosso país, em qualquer cidade, em qualquer estado.
O mais importante é: denunciar, ainda que seja uma suspeita e de imediato, registrar essa ocorrência para que a Polícia então possa tomar as medidas cabíveis e para que nenhuma criança nossa permaneça desaparecida. Para que a gente possa de vez, erradicar essa dor tão profunda desses pais e mães que têm seus filhos desaparecidos e que é uma dor inimaginável. Que ela possa, então, não ocorrer mais que a gente possa então lutar e usar todos os meios para que isso não prossiga.
Leia a entrevista na íntegra: 1599 - 16/05/2022 - Dia Internacional das Crianças Desaparecidas: um alerta para toda a sociedade
16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
"Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis."
Com o desaparecimento, a dor da ausência é permanente, fazendo com que a procura por um filho não tenha interrupções. Por isso, a Pastoral da Criança amplia a prevenção e a discussão dessa temática para a população.
Dra. Zilda
“Na Pastoral da Criança, você é aquele anjo, ungido por Deus para a missão especial de garantir a vida e a dignidade das crianças em sua comunidade e no país”.
Papa Francisco
"O melhor resultado e a resolução mais eficaz que podemos oferecer às vítimas, ao Povo da Santa Mãe Igreja e ao mundo inteiro são o compromisso em prol duma conversão pessoal e coletiva, a humildade de aprender, escutar, assistir e proteger os mais vulneráveis.”