acidentes infantis nas ferias2

Foto: Holly Davis

Férias escolares: para as crianças, é um período de descanso, de esquecer a escola e se divertir. Esse tempo livre, porém, assusta um pouco os pais: o que fazer com as crianças nesse período? Essa preocupação se justifica, pois as crianças ficam mais agitadas e cheias de energia. E podem acontecer alguns acidentes.

Para prevenir situações de perigo durante as férias e garantir o tempo de diversão, Ir. Veroni Medeiros, das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, assistente técnica da coordenação nacional da Pastoral da Criança na área de desenvolvimento infantil - traz algumas recomendações.

As férias das crianças chegaram. Contudo, os pais continuam a trabalhar. Como os pais devem agir com as crianças nesse período?

Irmã Veroni

Irmã Veroni Medeiros

As férias podem constituir um espaço muito bom de convivência entre as crianças e seus familiares. Para isso, a família tem necessidade de organizar esse período: com quem a criança vai ficar em casa; quem vai cuidar da criança nesse período de férias, caso a família trabalhe. Tudo isso, para que esse momento de convivência seja agradável e tenha espaço para as crianças brincarem bastante.

Durante as férias, é importante manter as crianças sempre cuidadas e ocupadas. Como fazer isso?

Durante esse período, você pode manter as crianças ocupadas com coisas bem simples. A criança pode ajudar a mamãe nas tarefas de casa. Mas ajudar não significa trabalhar, significa sim, contribuir com a família, mas de forma prazerosa, alegre, brincando. Ler histórias, brincar de bonecas, jogar petecas, pular corda, brincar de teatro de fantoches, brincar de passar o anel, pular amarelinhas, brincar de casinha. Todas essas brincadeiras são oportunidades que ocupam as crianças de uma forma prazerosa.

Saiba mais: Brinquedos e brincadeiras

Como valorizar os espaços disponíveis, próximos da residência, para que as crianças possam brincar e curtir as férias?

É bom utilizar os pátios, o quintal de nossas casas, as praças de nossas comunidades, para brincadeiras ao ar livre. Mas, esse espaço precisa ser cuidado: ver se não tem algum caco de vidro, pedaços de tijolos ou telhas quebradas, que as crianças possam se machucar. Então, é importante que a família deixe esse espaço limpo para que as crianças possam brincar livremente.

E como organizar os espaços dentro de casa para as crianças brincarem nas férias?

Os espaços dentro da casa podem ser organizados de forma bem simples. Seja no quarto, na varanda, até mesmo no corredor, pode com alguns tecidos, montar algumas barracas; com algumas toalhas, mais velhas, dá para fazer brincadeiras, fazer casinhas. Tudo isso dá para as crianças brincarem com bastante alegria.

Saiba mais: 
Acidentes na infância
Dicas para prevenir acidentes com as crianças durante as férias

Como a Pastoral da Criança Faz:
Ruas do Brincar: uma prova de afeto na comunidade

Leia a entrevista na íntegra: 1239 - Entrevista com Irmã Veroni Medeiros - Prevenção de acidentes nas férias (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra:
1239 - Prevenção de acidentes nas férias (SUL)
1239 - Prevenção de acidentes nas férias (NORTE)