1682 entrevista erika tonelli cuidados com a saude e a seguranca das criancas nas ferias

 Acervo da Pastoral da Criança

A Tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contém o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Somente 5% a 10% dos infectados pelo Bacilo de Koch adquirem a doença.

Pessoas vivendo com HIV/Aids, diabetes, insuficiência renal crônica (IRA), desnutridas, idosos doentes, usuários de álcool e outras drogas/tabagistas são mais propensos a contrair a tuberculose.

ENTREVISTA COM: Liza Bueno Rosso, Enfermeira e Coordenadora do Programa da Tuberculose do município de Curitiba e do estado Paraná.

O que é tuberculose?

1682 entrevistado erika tonelli cuidados com a saude e a seguranca das criancas nas ferias

Liza Bueno Rosso, Enfermeira e Coordenadora do Programa da Tuberculose do município de Curitiba e do estado Paraná.

A tuberculose é uma doença que afeta principalmente os pulmões, causada por uma bactéria, Mycobacterium tuberculosis, que é o agente causador. Mas ela também pode, se desenvolvida, ir para qualquer outro órgão do nosso corpo. Existem outras formas de tuberculose que não é a do pulmão. Pode ser uma tuberculose óssea, uma tuberculose renal. Em qualquer parte do nosso organismo, o bichinho da tuberculose sai do pulmão e entra na corrente sanguínea e procura um local que ele goste de permanecer e lá ele vai causar a doença. Sendo assim, a gente tem vários tipos de tuberculose. A principal tuberculose, que a gente identifica mais, é a tuberculose pulmonar, que é a que transmite a doença. É importante, também falar que quando a pessoa tem as outras formas, que não seja a pulmonar, ela não transmite para ninguém, mas ela adoece. Dessa forma, é necessário fazer o diagnóstico das tuberculoses que são conhecidas como tuberculoses extrapulmonares.

Como a tuberculose é transmitida?

Ela é transmitida através de gotículas, uma doença de transmissão aérea podendo vir por gotículas, tosse, espirro, pela fala. É quando a gente faz a inalação dessas secreções.

As crianças também podem pegar tuberculose? Como é feita a prevenção para as crianças?

Sim, as crianças vão pegar principalmente dos adultos que convivem com ela. Elas pegam através dessas gotículas da saliva, da fala do adulto transmitindo, alguém da casa. A melhor forma de prevenção contra a tuberculose é a vacinação BCG, que a criança toma no primeiro ano de vida. Porém, ela só previne para as formas mais graves de tuberculose, aquela que realmente tem muita dificuldade de fazer, de levar a cura. É importante dizer que, mesmo vacinada, ela pode vir a desenvolver tuberculose pulmonar, uma forma menos grave. Mas sim, ela pode desenvolver tuberculose, então é importante que a criança tome a vacina da BCG para a prevenção das formas graves.

Uma gestante que tem tuberculose pode fazer o tratamento contra a tuberculose?

Viva a VidaPrograma de rádio Viva a Vida 1694 - 11/03/2024 - Luta contra a Tuberculose

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra

Sim, o medicamento é totalmente seguro tanto para ela quanto para o bebê. É importante que a mãe, quando esse bebê nasça, não esteja transmitindo mais pelas vias aéreas, que é a chance de, se ela não estiver tratando, transmitir depois que o bebê nasça. É importante, sim, que a gente faça o diagnóstico e ela possa tratar sem risco para ela e para o bebê durante a gestação.

 

Leia a entrevista na íntegra

1694 - 11/03/2024 - Luta contra a Tuberculose  

 

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Promover a saúde depende de cada um, do coletivo e das políticas públicas. A Pastoral da Criança, por meio dos líderes, conscientiza e orienta as familias para ficarem atentas aos sinais que indicam a tuberculose e para que procurem o serviço de saúde o quanto antes e, caso confirme o diagnóstico, faça o tratamento até o fim.

 

Dra. Zilda

“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país."

Papa Francisco

“Agentes pastorais realizam uma tarefa imensa acompanhando e promovendo os excluídos em todo o mundo, ao lado de cooperativas, dando impulso a empreendimentos, construindo casas, trabalhando abnegadamente nas áreas da saúde, desporto e educação”.