1347 intolerancia a lactose cpf

Foto: Dashu83

“Sofri bastante com dores na barriga”, conta Neninha, líder da Pastoral da Criança em Borborema (PB). “Eu e meu neto ficávamos muito estufados, logo depois que tomávamos leite no café da manhã”, relata Leonice Nilton, de Cascavel (PR). “Desde pequeno ele tinha muito vômito e diarreia”, lembra Zezé Furlan, de Limeira (SP).

Muitas vezes, esses desconfortos passam quase que despercebidos e as pessoas que sofrem com eles demoram para fazer a associação entre os inchaços, cólicas abdominais, distensão abdominal, diarréia, vômitos e gases, com a alimentação.

A hipolactasia, também conhecida como intolerância à lactose, é a incapacidade de digerir totalmente a lactose, que é o açúcar presente em produtos lácteos ou derivados de leite, e atinge cerca de ¼ da população brasileira.

Os sintomas, desde os mais leves (gases e inchaço) até as reações mais fortes (diarreia e vômito), começam a aparecer em um intervalo de meia hora até duas horas depois de ingerir algum produto com leite.

Dra. Zilda

“O segredo e a alma da transformação não estão apenas no repasse do conhecimento de ações básicas de saúde, mas na vivência do amor de Cristo, que veio para dar a vida, a vida em abundância”

Papa Francisco

“A fé não é um dom privado. A fé é para partilhar com alegria”.

Se você acredita que é intolerante à lactose, o primeiro passo é procurar um gastroenterologista, que pedirá um exame de sangue de respiração de hidrogênio, para confirmar o diagnóstico. Mas, não se preocupe, o tratamento é simples: “Temos de reduzir e evitar uma carga muito grande de lactose. Para isso acontecer, é preciso escolher produtos que tenham menos lactose ou substituir por leites sem lactose. Mas, temos de cuidar sempre para não excluir ela totalmente da nossa alimentação, porque os produtos lácteos (com lactose) são muitos ricos em cálcio, que é um nutriente muito importante em todas as fases da nossa vida e quando excluímos eles, corremos um risco muito grande de ter uma deficiência de cálcio”, conta a professora e nutricionista Eda Maria Scur.

“Descobri que meu filho tinha uma leve intolerância à lactose quando ele tinha uns 2 anos e está melhorando com a idade, mas ainda assim é importante reduzirmos a quantidade de lactose na alimentação. Para isso, é só fazermos uma troca dos alimentos. Hoje já tem no mercado vários produtos sem lactose, que nos permitem preparar alimentos gostosos em casa. Na internet também tem várias receitas de coisas que as crianças gostam muito sem o leite e seus derivados. É possível e gostoso!”, relata Hilda Maria dos Santos, líder da Pastoral da Criança em Passos (MG).

E SDG Icons NoText 033º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.

Os líderes da Pastoral da Criança compartilhar informações e conhecimentos sobre saúde, para que todas as famílias tenham uma vida saudável e possam se desenvolver plenamente, conforme o 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela ONU.