Foto: Acervo da Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança incentiva todos os seus voluntários a realizarem o “Mutirão em busca das gestantes”, no qual os líderes escolhem um ou mais dias para visitarem as casas de suas comunidades à procura destas mulheres que estão esperando bebê. O mutirão acontece a cada três meses e tem como objetivo levar informações a respeito da gestação e dos primeiros 1000 dias de vida, instruir sobre a importância de realizar o pré-natal e animar as gestantes nesse momento tão especial.
Cada gestante acompanhada deve ser celebrada, uma vez que os cuidados da família com o bebê nesse período, e nos dois primeiros anos de idade, são cruciais para o seu bom desenvolvimento ao longo de toda a vida. E pensando nisso, a Pastoral da Criança, em parceria com a Rede Globo, criou a campanha permanente “Toda gestação dura 1000 dias”.
Saiba mais sobre isso, com a entrevista da Caroline Dalabona, nutricionista da coordenação nacional da Pastoral da Criança.
Programa de rádio Viva a Vida
1323 - 06/02/2017 - Campanha “Toda gestação dura 1000 dias” e Mutirão em busca das gestantes
Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra
Sul
Norte
A Pastoral da Criança está alertando as gestantes e famílias sobre como os primeiros 1000 dias da criança podem afetar a saúde para sempre. Qual é o motivo deste trabalho?
É justamente a importância que esse período tem para a vida da criança. Muitas pesquisas já nos mostraram que, nesse momento, o que acontece pode repercutir tanto negativa, quanto positivamente para essa criança. Então, se a gente cuidar nesse momento, a gente vai conseguir ter adultos e crianças mais saudáveis.
E o que está sendo feito nas comunidades neste sentido?
Os líderes da Pastoral da Criança trabalham esse tema já há alguns anos. Eles focam o trabalho de prevenção na gestação e nos dois primeiros anos de vida. Eles vão até as casas das famílias e passam orientações para as gestantes sobre alimentação saudável, importância do pré-natal, incentivo ao aleitamento materno, boa alimentação, vacinação, uma variedade de cuidados que são importantes para que esses primeiros 1000 dias sejam os melhores da vida dessa criança.
Caroline Dalabona - Nutricionista da Pastoral da Criança
Depois que a criança nasceu, como devem ser os cuidados até os dois anos, especialmente, na área nutricional?
A partir do nascimento da criança, o que é prioridade na área de nutrição para esse bebê: aleitamento materno. Fundamentalmente, a criança deve ser alimentada com o leite da mãe. Além da amamentação, lógico, a partir dos seis meses precisa consumir já outros tipos de alimentos. Então, é um momento que a mãe deve introduzir a papa de frutas, a papa principal, que a gente chama como se fosse a papa do almoço e do jantar com legumes, com carne, com arroz, com verduras, ou seja, alimentos saudáveis, para que a criança também tenha uma boa nutrição.
Como é que o “Mutirão em Busca das Gestantes” colabora no sucesso da campanha “Toda gestação dura 1000 dias”?
O “Mutirão em busca das gestantes” é uma das principais atividades do líder, porque quanto mais cedo a gente conseguir encontrar a gestante, muito mais cedo vai conseguir orientá-la a respeito desses primeiros 1000 dias.
Leia a entrevista na íntegra: 1323 - Entrevista com Caroline Dalabona - Campanha “Toda gestação dura 1000 dias” e Mutirão em busca das gestantes (.PDF)