topo azul

1365 pequenos reis magos entrevista

Foto: Acervo da Pastoral da Criança

Já estamos no período do Advento, que para os cristãos representa a preparação para Natal. Mais uma vez neste final de ano, inspirada no exemplo dos três reis magos que vieram adorar o menino Jesus e lhe trouxeram presentes, a Pastoral da Criança realiza em todo o Brasil a campanha Pequenos Reis Magos, um exemplo de solidariedade que une toda a nação em prol das crianças em situação de vulnerabilidade.

Para conhecermos mais sobre a campanha Pequenos Reis Magos, conversamos com o padre Osmair Strapasson, vigário  da paróquia de São Sebastião em Rondinha, município de Campo Largo (PR) e com a gestora de parcerias institucionais e projetos da Pastoral da Criança, Rubia Mara Pappini.

Como teve início a campanha Pequenos Reis Magos?

Rubia2 wbe

Rubia Mara Pappini

O Dr. Nelson Arns Neumann foi para a Alemanha e teve contato com essa ação realizada pelas crianças e nós começamos a desenvolver essa ideia aqui. Fomos estudando junto e conversando, então decidimos que essa campanha aconteceria no final do ano e a experiência foi muito bonita, deu muito certo e foi acolhida pela catequese da paróquia. Eu pedi que o Dr. Nelson entrasse em contato com o pároco do Bom Jesus, uma paróquia grande de Campo Largo (PR) e ele prontamente acolheu a ideia, assim como mais uma paróquia em Curitiba. Então, a primeira experiência da campanha Pequenos Reis Magos, com três paróquias, foi muito boa.

Conversamos agora com a Rubia Mara Pappini, gestora de parcerias institucionais e projetos da Pastoral da Criança. Rubia, quais os objetivos da Pastoral da Criança em promover a campanha Pequenos Reis Magos?

A Pastoral da Criança tem dois objetivos. O primeiro, é que as crianças que participam desenvolvam uma atividade solidária cultivando o verdadeiro espírito do Natal e conheçam outras realidades, a das crianças que moram em países mais pobres. O segundo objetivo, é que todos possam colaborar com as ações da Pastoral da Criança Internacional.

Como as crianças colocam em prática esse amor solidário?

A ação acontece no período de preparação do Natal. Seria como se os reis magos estivessem buscando recursos para entregar ouro, incenso e mirra para o próprio Jesus. Hoje são os Pequenos Reis Magos que vão em busca de recursos para ajudar as crianças que vivem em situação de risco, em outros países mais pobres. Então, elas se vestem de reis magos, levam uma estrela a frente, visitam as casas, fazem uma oração, um canto ou declamam uma poesia e no final, abençoam a casa e escrevem ''Cristo abençoe essa casa'' e ao mesmo tempo pedem uma contribuição para o acompanhamento das crianças da Pastoral da Criança Internacional. Por isso, eu costumo dizer que essa campanha é o amor solidário que se concretiza.

Quais são os passos para que a campanha Pequenos Reis Magos aconteça nas comunidades?

A campanha precisa ser acolhida pelo bispo, pelo padre, pelo pároco, pelas catequistas e principalmente pela comunidade. Quem organiza e prepara essas crianças são os catequistas que tem todas essas informações de como fazer e como orientar, disponíveis no site da Pastoral da Criança. Mas a comunidade também pode adaptar as informações e dar o seu jeito na campanha. O padre pode realizar uma missa de envio das crianças , pode apresentar as crianças e no final da campanha, também pode fazer uma missa de encerramento, na qual as crianças vestidas de Pequenos Reis Magos levam até a frente do altar os cofrinhos com as doações feitas pela comunidade.

Leia a entrevista na íntegra: 1365 - Entrevista com Osmair Strapasson e Rubia Mara Pappini - Pequenos Reis Magos (.PDF)

Esta entrevista é parte do Programa de Rádio Viva a Vida da Pastoral da Criança.
Ouça o programa de 15 minutos na íntegra:
1365 - Pequenos Reis Magos (SUL)
1365 - Pequenos Reis Magos (NORTE)