Dia Mundial de Oracao pelo Cuidado da Criacao 1
União da comunidade e diferentes tradições religiosas, em frente ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu, em Fazenda Rio Grande (PR)

Inspirada pelo chamado do Papa Francisco, neste 1º de setembro, a Pastoral da Criança celebrou o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi marcada por um momento ecumênico, realizado no município de Fazendo Rio Grande (PR), nas proximidades do Centro de Gerenciamento de Resíduos Iguaçu, local que recebe 2500 toneladas de lixo diariamente, provenientes de Curitiba e da região metropolitana. A proposta era que, além do viés espiritual, a ocasião também ajudasse a abordar de maneira prática uma questão ambiental que afeta crianças e famílias da região – e que merece atenção durante o ano todo.

“O local onde estamos é para onde é destinada toda a quantidade de lixo produzido em Curitiba e região metropolitana. Isso nos convoca, não só para estarmos juntos aqui para orar, mas também para nos comprometer. Vamos pensar: quanto lixo minha família produz por dia? Para onde ele vai?”, disse padre Jaime Schmitz, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, que representou Dom Francisco Bach (bispo da Diocese de São José dos Pinhais) e mobilizou a comunidade para esta celebração.

Dia Mundial de Oracao pelo Cuidado da Criacao 2
Homilia com o pastor Verner Fuchs

Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional e coordenador nacional adjunto, lembrou do alerta do Papa Francisco de que precisamos proteger a Criação. E repassou aos presentes um recado de Dom Francisco Biasin, representante da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, que apoiou a iniciativa de celebrar a data no contexto comunitário.

Saiba mais sobre a questão do lixo em Curitiba, com a reportagem da RPC.

Oração, caminhada e compromisso

O momento de oração teve início às 19h30, na comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada na Estrada Municipal Tietê. O “Canto das Criaturas”, de Zé Vicente, animou a abertura. Em seguida, houve uma caminhada até o Centro de Gerenciamento. Além das famílias da comunidade, também participaram integrantes da Pastoral da Criança local, da coordenação nacional, os pastores Verner Fuchs e Eveline Goebel, da Igreja Luterana.

“O jardin do Éden que Deus plantou ainda é o mesmo. Assim como Ele o confiou a Adão e Eva, também confiou a nós”, recordou a pastora Eveline, que motivou pedidos de perdão.

“Deus é sempre cuidadoso com sua Criação. E nós somos de vez enquando. Todo mundo concorda que temos que proteger a natureza. Apesar disso, nosso planeta está sendo destruído. Ao olhar pela janela, você prefere ver um esgoto fedido ou um jardim florido?”, questionou o pastor Verner. Após a leitura de uma passagem de Gênesis (2, 1-15), ele falou da responsabilidade que cada ser humano possui nesta proteção, incluindo a atitude de não se calar em frente às injustiças cometidas contra o meio ambiente. “A gente não cuida porque a gente não ama? Por que a gente não consegue amar a natureza a ponto de defendê-la? Por que não brigamos por isso?”, indagou.

Dra. Zilda

“Cada um realiza uma bela e importante missão na comunidade onde vive. É justamente essa missão de fé e vida que está transformando o país”.

Papa Francisco

"Se destruirmos a Criação, a Criação nos destruirá! Nunca se esqueçam disso!"

Ao final da caminhada, entre os ruídos dos caminhões chegando com mais resíduos a serem descarregados no aterro, a comunidade fez preces para que a terra seja cuidada e produza alimentos saudáveis, a água seja limpa e livre de contaminações, o lixo seja reciclado, não existam desigualdades sociais e todos se comprometam com o cuidado e defesa da vida. As vozes unidas na oração do Pai Nosso Ecumênico foram mais fortes que os barulhos do local. E um gesto de separação do lixo, com a participação de crianças e adultos, representou a vontade de diminuir o consumo desnecessário e dar a correta destinação aos resíduos.

Data para reflexão e ação

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação tem como objetivo refletir sobre o futuro da Terra e a forma como podemos, ao realizarmos uma conversão ecológica, cuidar e preservar dos recursos que nos foram fornecidos na Criação. O Papa Francisco, em agosto de 2015, expressou na encíclica “Laudato Si” (Louvado Seja), sua preocupação com a “casa comum”, termo utilizado para se referir ao planeta que habitamos. “Desejo comunicar-vos que decidi instituir também na Igreja Católica o ‘Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação’ que, a partir do ano corrente, será celebrado no dia 1° de setembro, assim como já ocorre há tempos na Igreja Ortodoxa”, dizia o documento.

 


A Tv Evangelizar também lembrou desta data. Confira a participação da Ir. Veneranda Alencar, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, no programa “Fé na Vida” deste dia: