Flores rosas e vermelhas, de vários tons, e imagens de São Francisco de Assis adornavam a casa das Irmãs Betanias Franciscanas em uma suave manhã de 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira de Campinas (SP). Alegres e festivas, as líderes chegavam aos poucos, algumas acompanhadas de seus filhos pequenos, para participar de mais um encontro espiritual de encerramento do ano da Pastoral da Criança do São Judas Tadeu, composta de 13 comunidades e sete pastorais da criança. O dia foi iniciado com missa e, logo depois, as pessoas se confraternizaram em um café da manhã.

Sentadas em uma sala preparada para as reflexões sobre as atividades desenvolvidas em 2010, as integrantes das comunidades que compõem a Pastoral do São Judas Tadeu, a maioria mulheres, também expuseram suas idéias e sentimentos sobre suas vivências. Débora Pádua, que já foi coordenadora da Pastoral da Criança de Campinas, e hoje é voluntária, conduziu os trabalhos e enfatizou a importância de se aplicar as ações previstas no sétimo plano de pastorais, entre elas, a evangelização, “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

A coordenadora eleita do São Judas Tadeu, Rosa Cristina Vasconcelos Rodrigues, acredita que em 2011 novos frutos virão. “Estou feliz. O pessoal está receptivo e amadurecendo”.

Segundo Débora Pádua, não se pode esquecer que a meta central da Pastoral da Criança é salvar vidas. “O que está sendo mais preciso agora? Acompanhar gestantes e crianças de zero a seis anos. Aqui está o foco das mortes”, explica. A Pastoral do São Judas possui 192 crianças cadastradas e 40 líderes, mas a intenção é que todas as 13 comunidades sejam atendidas.

O padre Joimar Sella participou do encontro e realçou o valor do espírito missionário da Pastoral da Criança, com destaque para o contato com as comunidades por meio das visitas feitas pelas líderes. O encontro também contou com a presença da nova coordenadora da Pastoral da Criança de Campinas, Aparecida Lucia Vidotti da Cruz e foi encerrado com amigo secreto e almoço.

Colaboração: Rosane de Bastos