As mesmas mãos que zelam dos filhos também servem de fonte de renda para algumas líderes da Pastoral da Criança da Paróquia Santa Bárbara, em Sumaré (SP), que aprendem as técnicas de tricô, crochê, pintura em tecido e biscuit.
O resultado é mostrado à comunidade em dia de festa e, enquanto uma parte da renda fica para a paróquia, outra parte é destinada às artistas, que encontram nessa atividade uma realização pessoal e profissional.
A líder Solange Frederico Gonçalves, que tem duas filhas, de 12 e 6 anos, já recebe encomendas em casa e explica que houve uma transformação significativa na sua vida. “Mudou no sentido de eu ter algo para a minha mente”, observa. Segundo Cleonice Dias, responsável pela Pastoral da Criança na Santa Bárbara, a idéia do curso surgiu de uma solicitação do padre local, que via a necessidade de as mães terem uma ocupação.
As aulas começaram em maio de 2010, com uma professora voluntária e, embora ainda sejam poucas as participantes, os resultados se despontam. “O biscuit é o que mais interessou, pois é mais rápido, e algumas já estão vendendo”, esclarece Cleonice Dias.
Colaboração: Rosane de Bastos - Fotos: Liane Horn