A Pastoral da Criança comemora neste ano 27 anos de fundação. Desde 1983, quando foi fundada em Florestópolis, Paraná, a Pastoral da Criança se espalhou rapidamente pelo Brasil. Hoje, marca presença em quase 40 mil comunidades, acompanhando mais de 1.251.929 família, 1.584.344 crianças de zero a seis anos e mais de 80 mil gestantes.

 

A Pastoral da Criança está presente também em outros 19 países. Neste anos já não temos mais a Dra. Zilda Arns Neumann, fundadora da Pastoral da Criança, entre nós. Por isso, em nossas celebrações festivas recordemos também a vida e a missão da Dra. Zilda que, da Casa do Pai, continua olhando por nós e sendo um exemplo de amor e dedicação para que todas as crianças tenham vida e vida em abundância.

Com alegria a Pastoral da Criança celebra o dia 05 de dezembro como o seu dia comemorativo, instituído pela Lei n° 11.583, de 28 de novembro de 2007. A data também festeja o Dia Internacional do Voluntário.

Em mensagem ao jornal da Pastoral da criança, dois anos atrás, Dra. Zilda escreveu:

" vamos todos nos unir e fazer deste dia um dia de divulgação do trabalho da Pastoral da Criança: um dia especial para convidar novos voluntários para esta missão; um dia de mostrar para todas das pessoas e entidades do município ou paróquia o valor de unir esforços em prol da causa da criança e da gestante. Temos que agradecer a Deus por tantas bênçãos alcançadas ao longo desses anos de trabalho, de amor e de dedicação. Portanto, dia 05 de dezembro: organize a festa, comemore, participe!"

Além das iniciativas criativas das comunidades da Pastoral da Criança, apresentamos algumas sugestões de atividades para celebrar esta data:

- Organize um dia de troca de conhecimento entre os líderes e as famílias sobre como aproveitar melhor os alimentos, evitar o desperdício e ter saúde com economia;

- Dialogar com a comunidade sobre a utilização de caixas, garrafas e latas para o plantio nos quintais das casas. A horta caseira nos espaços reduzidos produz hortaliças, legumes e temperos, ajuda a evitar a sujeira e a aproveitar o lixo orgânico para fazer adubo para as plantas;

- Construir brinquedos com materiais recicláveis. Brincar é um direito da criança. Os brinquedos também podem ser consertados, limpos e renovados com ajuda das famílias e da comunidade.

Os voluntários são a maior riqueza da Pastoral da Criança. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Com fidelidade previnem o sofrimento humano, promovem o bem estar e o desenvolvimento de comunidades, com o olhar na criança e na gestante.

Nossa profunda gratidão a todos da Pastoral da Criança, especialmente os líderes e pessoas de apoio que dedicam parte do seu tempo para ajudar as famílias vizinhas e fazerem da sua comunidade um lugar melhor para que todos possam ter vida em abundância.