A Rede Nacional Primeira Infância fará o lançamento do Plano Nacional pela Primeira Infância – PNPI no dia 7 de dezembro de 2010, às 14h30m, na OPAS – Organização Panamericana da Saúde. (Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, Brasília, DF, tel. 3251.9595)
Esse Plano será entregue, posteriormente, ao Governo, pelo CONANDA, acompanhado da RNPI, como proposta de ações e metas na área dos direitos da criança de até seis anos de idade, a serem realizadas até 2022, quando o Brasil celebra o bicentenário da Independência. Ele está coerente com o Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes, incidindo o olhar na especificidade dos seis primeiros anos de vida – período mais decisivo na formação da pessoa.
O PNPI foi elaborado pelas organizações governamentais e não governamentais, multilaterais e empresariais que compõem a Rede Nacional Primeira Infância e outras organizações, especialistas, gestores, técnicos e pesquisadores, num amplo processo participativo, nos termos do disposto no art. 227, § 7º e 204, II da Constituição Federal. As crianças de 3 a 6 anos também expressaram, por suas diferentes linguagens, seus desejos, necessidades e vontades, que se traduziram em ações nesse Plano.
Segundo Vital Didonet, esse é "um momento histórico para as políticas voltadas à primeira infância no Brasil: um plano de longo prazo, articulando diversos setores e direitos da criança de até seis anos de idade, elaborado por organizações da sociedade com instituições do governo e ampla participação da sociedade".