Foi aprovado nesta terça-feira (23) pela Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei de autoria do deputado Marcelo Rangel, líder do PPS, que institui a Semana Estadual da Pastoral da Criança Zilda Arns, que deverá ocorrer anualmente na última semana do mês de agosto.

A Semana Estadual da Pastoral da Criança Zilda Arns, vai incentivar e difundir as ações da Pastoral da Criança, principalmente no atendimento voluntário de famílias carentes. Seu objetivo é a redução do índice de mortalidade infantil no Paraná.

A Pastoral da Criança, que foi criada e administrada por Zilda Arns, começou pelo Paraná e foi difundida pelo mundo todo. Estima-se que cerca de 2 milhões de crianças e mais de 80 mil gestantes sejam acompanhadas todos os meses pela entidade em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.

Até sua morte no terremoto do Haiti, em janeiro deste ano, Zilda Arns coordenou cerca de 155 mil voluntários, em mais de 32 mil comunidades em bolsões de pobreza em mais de 3.500 cidades brasileiras.

Hoje, o programa é modelo para vários países, como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Filipinas, Paraguai, Peru, Bolívia, Venezuela, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai, Equador e México. Em vários países do mundo a própria Zilda deu cursos sobre como estruturar as ações.

A ideia do deputado Rangel com o seu projeto aprovado é incrementar ainda mais a ação da Pastoral da Criança durante uma semana inteira, o que servirá de base para estruturação de suas atividades em várias comunidades que ainda não tiveram a oportunidade de lançar mão deste programa.

“Perdemos Zilda Arns de modo trágico e prematuro, mas ficou a sua obra humanitária que precisa continuar motivando muitos a seguir o exemplo de construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário”, justificou o deputado Rangel, na tribuna da Assembleia.

Plantão da Cidade Online – 24/11/2010