Realizou-se neste domingo, 07 de Novembro de 2010 (das 8:00 às 16:30h), no salão social da Paróquia São Vito, em Americana a nossa reunião diocesana de “avaliação da caminhada da Pastoral da Criança em 2010. Foi uma delícia, pois, além de uma calorosa recepção ( desde a chegada, alimentação, da temática proposta para o encontro (reflexões, dinâmica de grupos para avaliação dos trabalhos), tivemos também momentos de descontrações e entrosamento entre todos.

 

Considerando, que o propósito do nosso encontro era a avaliação da caminhada de 2010, aproveitamos a parte da manhã do domingo para essa calorosa acolhida, onde, logo após a recepção de Maria Mesquita, da mensagem incentivadora de Dilma e o momento de oração (preparado pela Região Leste: o amargo do dia a dia como um estimulante e desafio para a busca da conquista do doce, da felicidade do outro), cada região da diocese pôde se apresentar; até porque, a partir de agora estamos contando com uma remessa nova de coordenadores de áreas, que irão acompanhar os trabalhos nas várias regiões da diocese. A Sra. Lourdes é a sucessora de Biquita (na coordenação de área), mas, que a princípio elas farão um trabalho em conjunto.

Em seguida, em se tratando de avaliação dos trabalhos, muito se falou sobre o voluntariado e seu papel, assim como também o a importância e a responsabilidade do coordenador na pastoral da criança.

Quanto ao trabalho voluntário, só tem sentido quando visa a busca o bem estar das famílias, principalmente daquelas mais carentes, empobrecidas. Mas, a maior satisfação de um líder é a sua realização pessoal, em que o coração é quem o conduz para a ação e isto produz paz. Mas, para tanto é preciso que nos preparemos bem, que façamos com amor aquilo que fazemos, assim como Jesus o fez.

Ainda na parte da manhã Maria Mesquita e Dilma falaram também do papel do coordenado. Segundo elas, cada um tem seu papel e, é preciso desenvolvê-lo com amor. Ninguém é maior que ninguém. É preciso da existência daqueles que realizam o trabalho com as famílias e daqueles que tem o missão de colocar a comunidade em sintonia com as demais comunidades regionais, diocesanas e nacional, sem deixar de lado as funções burocráticas.

Além de tantas coisas lindas que aconteceram no encontro, foi muito bom ter contado com a presença do Seminarista daquela comunidade, com a presença do Padre João Luiz (pároco da Paróquia do São Vito – muito sociável e amigo) e, da presença do nosso querido Padre Robson (paróquia Nossa Senhora Aparecida de Cosmópolis), com sua mensagem amiga, acolhedora e encorajadora, representando os padres de toda a nossa diocese.

No período da tarde, tivemos a chamada “roda de conversa”. Foram grupos divididos por regiões, com a tarefa de analisar as dificuldades, as necessidades e os avanços apontados pelas comunidades. Além da avaliação dos pontos negativos e positivos, durante a plenária os grupos tiveram também a tarefa de apontar sugestões na busca de amenizar estes problemas.

Por fim, o encontro teve seu encerramento com a apresentação de lindas mensagens em formas de jogral, músicas apropriadas para o momento e a leitura do Evangelho de Mateus, 5, 13-16.