Líderes e apoios da Pastoral da Criança das comunidades São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora de Fátima e Santa Bárbara, em Sumaré (SP), que pertencem ao Setor Campinas, participaram de dois encontros ímpares, em que tiveram a oportunidade de falar sobre as dificuldades e as alegrias de lidar com o dia-a-dia da missão de visitar famílias e oferecer-lhes apoio e acompanhamento.
A iniciativa partiu da coordenadora de ramo, Cleonice Aparecida Dias, que decidiu reunir as líderes e apoios para que pudessem expressar suas angústias, inquietações e oferecer-lhes a oportunidade de construir um olhar criativo sobre seu papel na pastoral.
Em um clima de descontração e acolhimento, foram realizados dois encontros, orientados pelo psicólogo e supervisor de Estágio em Psicologia da Saúde/ Clínica na Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Mauro Martins Amatuzzi. Professor aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e da PUC-Campinas, Amatuzzi é uma referência na área de Psicologia e autor do livro O Resgate da Fala Autêntica – Filosofia da Psicoterapia e da Educação. Sua participação foi voluntária.
Os encontros aconteceram na paróquia São Pedro e São Paulo e na matriz Santa Bárbara, em agosto e setembro, e foi um espaço aberto para o falar e o ouvir, em que as líderes e apoios expuseram os sentimentos, as questões, o amor que sentem pelo trabalho na Pastoral da Criança e o desejo de continuar a caminhada. Segundo a coordenadora de ramo, Cleonice Dias, foi um momento acolhedor para todos e um suporte para que líderes e apoios tenham mais condições de acompanhar as famílias. O professor Mauro Amatuzzi, que não conhecia de perto o trabalho da Pastoral, tornou-se, é claro, mais um colaborador das atividades que envolvem grupos.
Colaboração: Rosane de Bastos - Jornalista Voluntária da Pastoral da Criança de Campinas/SP