A Pastoral da Criança Internacional continua seu trabalho de expansão pelos 19 países acompanhados. A missionária Elci Bach, que há muitos anos trabalha na Pastoral da Criança no Brasil, estará do dia 13 de setembro até 20 de outubro em Angola para auxiliar no processo de solidificação da Pastoral da Criança naquele país. Já o coordenador da Pastoral da Criança Internacional, Nelson Arns Neumann, fará visita em Angola dos dia 15 a 22 de outubro.
Veja abaixo a noticia da visita da Missionária Elci em Angola, publicada em um site da cidade de Luganbo.
Os agentes sanitários e líderes comunitários das paróquias da Arquidiocese do Lubango estão, desde terça-feira e até dia 2 de Outubro, a realizar um seminário de formação sobre cuidados básicos de saúde e acompanhamento a gestantes e crianças dos zero aos seis anos de idade.
O seminário está a formar 20 agentes sanitários e líderes comunitários da arquidiocese, para trabalharem voluntariamente como formadores de outros moradores nas questões ligadas aos bons hábitos de higiene e acompanhamento das mulheres grávidas e crianças nas comunidades.
A actividade, inserida no projecto Pastoral da Criança, visa reduzir os casos de infecções e o índice de mortalidade entre crianças e mulheres grávidas, por doenças oportunistas, como a malária e a diarreia.
A formação está a ser orientada por uma especialista brasileira, com o objectivo de despertar e capacitar as lideranças comunitárias, bem como fortalecer o trabalho da pastoral da criança do Lubango, nos domínios da Saúde e Educação.
O projecto tem ainda como objectivo criar condições para que as mulheres grávidas sejam agentes de programação da vida familiar, exercitar as capacidades e acções básicas de saúde, nutrição e educação essencial ao desenvolvimento comunitário.
Os participantes vão absorver noções básicas de como cuidar de gestantes, estimular o aleitamento materno, acompanhar o desenvolvimento das crianças para uma vida plena, prevenir e combater a malária e incentivar a hidratação com soro oral.
O arcebispo da Arquidiocese do Lubango, Dom Gabriel Mbilingi, considerou fundamental o trabalho da pastoral da criança, pelo facto de contribuir para o desenvolvimento integral dos menores até à idade jovem.
Os líderes comunitários têm a missão de ensinar às famílias os cuidados a ter com a criança desde a gestação até à idade escolar, uma vez que a assistência e a protecção prestadas às crianças ajudam a construir um mundo melhor.
“Devemos fazer com que a criança se dê valor em todas as fases da sua viva, no capítulo da saúde, nutrição e educação, assegurando o seu desenvolvimento mental, social e espiritual”, disse o arcebispo.