A Pastoral da Criança, em parceria com a CNBB, Pastorais Sociais e Ministério da Saúde, participa da campanha pela mobilização e conscientização sobre a Hanseníase, incentivando as suas lideranças a conhecerem a doença, esclarecerem as famílias e lutarem contra o preconceito e isolamento que atingem as pessoas com Hanseníase.
Veja também o material de áudio produzido
Em carta enviada a todas as coordenações da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, convida todos para participarem das ações de mobilização no dia 10 de outubro, dia escolhido para chamar a atenção sobre o assunto. As lideranças da Pastoral da Criança também são incentivadas a trazer a problemática da Hanseníase em todas as atividades da Pastoral da Criança, tais como a visita domiciliar, as celebrações da vida e as reuniões de Reflexão e Avaliação. Veja abaixo a carta enviada a todos os setores do país.
" Queridos Coordenadores da Pastoral da Criança
É com grande alegria que chego até vocês, primeiramente para agradecer todo o empenho que cada um vem fazendo para que “ todas as crianças tenham vida e a tenham em abundância.” ( Jo, 10-10 )
Hoje, quero falar com vocês sobre um assunto de grande importância para o nosso trabalho pastoral nas comunidades. Dia 10 de outubro é o dia de mobilização e informação sobre a Hanseníase. Nesse dia, somos convidados a somar esforços com outras entidades para levar informações e orientações às comunidades sobre essa doença que, felizmente, tem cura!
A Hanseníase ainda existe em mais de 141 países, inclusive no Brasil, e cada um de nós é chamado a fazer a sua parte para que não só essa doença seja erradicada de nosso país, mas também o preconceito e o isolamento em que vivem as pessoas com Hanseníase.
Esta campanha nacional foi assumida pela CNBB, em unidade com a Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Franciscanos, Morhan (Movimento de reintegração das pessoas atingidas pela hanseníase), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Conic, com o convite para a adesão de todas as paróquias do país. Uma das ações será relacionar o assunto na leitura do Evangelho o dia 10 de outubro.
No jornal da Pastoral da Criança do mês de outubro, na página 13, Pe. Ademar Rover faz uma importante reflexão sobre a situação da Hanseníase no Brasil. Pedimos que os líderes e famílias sejam incentivados a conhecer e refletir sobre as informações desse texto.
Lembramos também a todos os coordenadores e líderes que é muito importante, nas visitas domiciliares, orientar as famílias e as comunidades para estarem atentas aos sinais da doença e novos casos de hanseníase que estão aparecendo. Em 2009 foram descobertos 37.610 novos casos, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.
Até junho de 2010, a Pastoral da Criança já capacitou, na Ação de Combate à Hanseníase, 377 multiplicadores, 1.839 capacitadores e 15.627 líderes capacitados que visitam as famílias. Nossa meta é chegar até o final de 2011 com 36 mil líderes capacitados.
No Evangelho de Lucas que será proclamado neste dia 10 de outubro (Lc 17,11-19), os enfermos gritam confiantes: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!”. Para que este grito ecoe em todo o nosso país, convidamos as nossas lideranças a utilizarem as homilias, das preces comunitárias, bem como o texto do Jornal da Pastoral da Criança, as orientações do Programa Viva a Vida nº 994 e do site da Pastoral da Criança – www.pastoraldacrianca.org.br – nas Celebrações da Vida e nas reuniões da comunidade. Esta é uma ação concreta de solidariedade aos irmãos e irmas acometidos por esta enfermidade que cada comunidade pode realizar.
Caros coordenadores, pedimos ainda a colaboração de todos para que, não apenas neste dia 10 de outubro, mas em todas as nossas ações, de alguma forma, seja feita referência a esta enfermidade ainda muito presente em diversas comunidades de nosso país. Comprometamo-nos com o Evangelho com atitudes concretas de solidariedade, respeito, atenção e amor para com os nossos irmãos e irmãs acometidos pela hanseníase.
Agradeço por sua generosa colaboração para mais esse momento importante em que nos unimos pra celebrar e tornar presente esse problema que tanto afeta a nossa sociedade. Um abraço bem carinhoso e a certeza de minhas orações e amizade. "
Ir. Vera Lúcia Altoé
Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança
Veja também:
- Texto do Pe. Ademar Rover, publico no jornal de outubro/2010, sobre a Situação da Hanseníase no Brasil
- Nota da CNBB, com orientações sobre a liturgia para o dia 10 de outubro
- Carta da CNBB para os coordenadores da Pastoral da Comunicação das Dioceses do Brasil
Material em áudio:
{music}images/audios/hanseniase{/music}