A Arquidiocese de Natal-RN foi palco da reunião entre os multiplicadores da Ação Comunicação Popular e comunicadores populares de Natal e Lagoa Salgada-RN, no final de agosto. “Estamos ajustando o andar da Ação. Aqui aconteceu a primeira capacitação e agora fechamos o ciclo no Rio Grande do Norte. Já capacitamos nas regiões de Mossoró, Natal e Caicó”, explica a Coordenadora Nacional da ação, Irmã Núbia Silva.
“Fiquei muito lisonjeada de Núbia escolher Lagoa Salgada para iniciar o projeto. Identifico-me com técnicas como o boletim. Gosto também de dirigir as peças teatrais, e eles atuam. Cada um tem seu talento”, relata a capacitadora Rosicélia Rocha.
“A experiência foi ótima. Primeiro, tivemos que deixar a vergonha de lado. Aprendemos a nos comunicar de diferentes formas. Fizemos apresentações, música e dança. Fomos apresentar em diferentes comunidades temas da Pastoral da Criança”, completa o comunicador popular Rafael Marques.
A Ação Comunicação Popular em Lagoa Salgada-RN já começou a dar frutos. As apresentações na Missa renderam convites a outras comunidades. E assim o trabalho da Pastoral da Criança tem formado novos grupos e líderes.
Além disso, os jovens vão revelando seus talentos. Rafael já não é mais o menino tímido de antes. É um dos mais falantes do grupo. Já Maria da Guia da Silva, no começo, não queria nem entrar na peça teatral. Agora é elogiada como uma boa atriz. “Aparentemente assusta, mas depois você se acostuma”, revela Fernanda Aparecida do Nascimento. “No final, foi muito gratificante”, garante Maria Denise da Silva.
A capacitação em comunicação popular realiza ações a partir da realidade de cada comunidade. Existe espaço para teatro, dança, produção de notícias em boletim, jornal mural, rádio. “Há uma infinidade de meios para aproveitar a criatividade que as pessoas têm”, avalia Irmã Núbia. Os jovens de Lagoa Salgada têm feito apresentações de teatro e de dança, mas também criaram comunidade no Orkut.
Para o jornalista Jonildo, que faz parte dos Multiplicadores na Equipe Ampliada Nacional, a comunicação popular dá visibilidade a pessoas que, muitas vezes, são invisíveis para a sociedade. “Não existe pastoral mais social que a Pastoral da Criança. Não ficamos em quatro paredes. Temos que ir ao povo”, completa a capacitadora de Natal, Eli Maria Fonseca.
Quatro dos seis jornalistas envolvidos com a multiplicação também se reuniram em Natal para criar os indicadores, que avaliarão a Ação Comunicação Popular. Também se buscou definir onde ocorrerão as próximas capacitações. Em setembro de 2010, já estão agendadas ações em Jequié/BA, Goiânia/GO, Campo Maior/PI e São Paulo/SP. Em outubro, na região de Barra do Garça, Água Boa/MT e em Santa Cruz, São João Batista, Belém/PA. Também serão agendadas capacitações em Itabuna, Salvador e Ilhéus, na Bahia.