A professora Lúcia Viana foi escolhida em votação para coordenar as 15 cidades que faz parte da Diocese, composta pelos seguintes municípios: Salgueiro, Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabroró.
Faz dez anos que Lúcia Viana participa da Pastoral através da paróquia São Sebastião, em Ouricuri. “Fui líder da comunidade, coordenadora da paróquia e estava atuando como coordenadora de área do Araripe”, conta Lúcia. “É um trabalho que requer muita responsabilidade”.
Com a descentralização da organização, o coordenador estadual, Agenaldo Lessa diz que às cidades receberão melhor assessoramento e auxílio nas atividades, além de capacitação para atuação.
Para a coordenadora da Pastoral da Criança- Grupo Paróquia de Santo Antonio, Alzira Tavares de Barros, a Diocese de Petrolina compreendia uma grande área, dificultando os trabalhos da Pastoral localizada distante da sede. “Não tínhamos muita assistência e a culpa não era da Coordenação, mas pelas limitações”, falou.

De acordo com a coordenadora de Petrolina, a Freira da Congregação Medianeira da Paz, Solange Luz, Petrolina atendia a 21 municípios e 31 paróquias. Com a divisão, Petrolina permanece com sete cidades. “Ficarei com saudades de trabalhar com os municípios da região, porém será melhor para a Pastoral”, destacou.