Diante da realidade das famílias acompanhadas no ramo Paróquia Sta. Cristina, que dentre as crianças assistidas, três delas estão com baixo peso, quase entrando em desnutrição, propusemos uma ação concreta direcionada: Capacitar as líderes na ação de Alimentação Saudável e Hortas Caseiras e convidar as gestantes, mães e avós dessas crianças para serem ouvintes.
Sem a pretensão de ensinar a cozinhar, mas sim o de conscientizar sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos para a melhoria do estado nutricional bem como apresentar alternativas de utilização desses alimentos, noções sobre nutrição, higiene e cuidados no preparo e manipulação dos alimentos, elaboração de um cardápio equilibrado, usar recursos disponíveis sem desperdício para alimentar-se bem, com prazer e dignidade.
Foi uma vivência fantástica! Foram capacitadas 13 líderes e como ouvintes 6 mães/avós acompanhadas daquele ramo, inclusive as responsáveis pelas 3 crianças citadas em estado de alerta, que aliás, foram extremamente participativas e questionadoras. Também a presença de um seminarista local que se encantou com a Pastoral da Criança e nos convidou, com a permissão do reitor, para uma oficina no seminário.
Entre as capacitandas, estavam também, líderes e coordenadoras de Paróquias vizinhas: N.Sra. de Fátima e Capela Cristo Operário.
Em especial, observar o interesse, o convencimento, a participação das gestantes, mães e avós e comprovar a aceitação de suas crianças ao saborear, apreciar a comida preparada, foi o momento forte do dia. Deixou-nos com a sensação de concretamente estarmos levando Vida em abundância. Com grande emoção recebemos um abraço de cada uma delas, gesto que palavras não conseguiriam traduzir.
Para finalizar, todos tiveram a oportunidade de, após as orientações, plantar sementes de salsinha e pimentão, em sementeiras de sucata, para levar para casa com o compromisso de regá-las e cuidar para que frutificasse.
Com esse espírito, à luz da parábola do semeador, lida pelo seminarista Maércio, encerramos os trabalhos com muita fé e esperança de que a semente plantada neste dia, tenha caído em solo fértil.
Colaboração: Cecília Yumi Valverde