Foi realizada no dia 04 de julho último, na Igreja São Jorge, em Nova Odessa, o encontro dos coordenadores comunitários de nossa região sul. Compareceram 25 dos cerca de 50 coordenadores e foi realizada a "Oficina para Reunião de Reflexão e Avaliação".

 
 
 
Orientados pela multiplicadora Célia, os coordenadores discutiram sobre todos os passos que guiam este importante momento da Pastoral da Criança que é a Reunião de Reflexão e Avaliação.
 
 
O dia se iniciou com uma espiritualidade em forma de atividade onde os grupos montaram a "Casa da Paz" da Pastoral da Criança, através das pirâmides que simbolizaram a base de nossa Pastoral: Espiritual (Pai, Filho e Espírito Santo), Mística (Caridade Cristã, Celebração e Formação Contínua) e Social (Visita Domiciliar, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão e Avaliação).
 
 
Os coordenadores tiveram a presença do Padre Ricardo, da Paróquia São Jorge que, além da bênção por nossos trabalhos, participou com palavras de motivação para a jornada, dizendo que não importa o quão difícil parece ser nosso trabalho, nós devemos sempre pensar no bem maior.
 
 
Na volta do almoço foi estudada a passagem bíblica dos pães e peixes e através dela, foi analisada a metodologia da Pastoral da Criança para uma boa Reunião de Reflexão e Avaliação.
 
 
A metodologia "Ver, Julgar, Agir, Celebrar e Avaliar", orienta nossos trabalhos em reunião, que deve sempre passar pelos seguintes momentos:
 
 
-AVALIAÇÃO sobre a reunião do mês anterior: O que foi conversado anteriormente, foi cumprido por todos? É necessário rever alguma coisa?
 
 
-VER: Confecção das FABS para conhecer a realidade de nossa comunidade.
 
 
-JULGAR: Tentar entender a situação das famílias que possuem problemas mais graves. É importante ressaltar que o "julgar" é para a situação e não sobre a pessoa, pois a pessoa já é julgada pela sociedade. É fato que a pessoa chegou a esta determinada situação por algum motivo e é sobre este motivo que a Pastoral da Criança precisa agir para trazer de volta a Paz para dentro daquela casa.
 
 
-AGIR: Dividir as tarefas do mês, tanto na busca de solução para os casos mais graves quanto no planejamento da próxima Celebração da Vida.
 
 
-CELEBRAR: Comemorar as conquistas do mês, os aniversários de líderes, confraternizar entre os participantes da reunião.
 
 
Por fim foi planejado e discutido sobre pequenas regras de convivência que fazem a diferença em uma reunião, para que os líderes e voluntários convivam em harmonia e transformem este momento tão importante em algo melhor ainda para participar.
 
 
Também, no mesmo dia, aproveitando o encontro dos Coordenadores Comunitários, foi realizada uma reunião entre todos os Capacitadores de nossa região sul. Orientados pela multiplicadora Teresa Cristina, os capacitadores revisaram suas principais ferramentas de trabalho que orientam o estudo de nossos líderes e voluntários.
 
 
"Sempre é bom rever o que já foi ensinado, para não deixarmos a rotina tomar conta de nosso trabalho e estar sempre atualizados, assim como orienta a Pastoral da Criança através de seu conceito de 'Formação Contínua' de líderes", disse Cristina.